Home > Notícias

Retrospectiva 2018: 10 artigos mais lidos sobre Ciência de Dados

Dados formam o núcleo da verdadeira Transformação Digital e se tornam a fonte de novos fluxos de receita que ultrapassam as fontes tradicionais

Da Redação

25/12/2018 às 10h05

Foto: Shutterstock

Se a sua organização ainda não tem uma robusta política voltada à inteligência de dados, seria bom ela começar a se mexer. Se já o faz, está no caminho certo.

A maioria das grandes organizações globais compete hoje usando Data Analytics e algoritmos proprietários, impactando diversos segmentos do mercado. As oportunidades de gerar valor aos negócios a partir da análise de dados são praticamente infinitas. O desafio, no entanto, é como dominar esse cenário em rápida expansão.

A maioria dos executivos concorda que a governança de dados é vital, citando a conformidade, a satisfação do cliente e a melhor tomada de decisões como fatores-chave, segundo o estudo "2018 State of Data Governance", da empresa de soluções de governança de dados Erwin e UBM. No entanto, o relatório constatou que quase 40% das organizações que responderam não têm um orçamento separado para governança de dados e 46% não têm uma estratégia formal para isso.

Confira os 10 artigos mais lidos sobre Data Analytics em 2018 por ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo.

1 - 12 erros comuns em Ciência de Dados que comprometem a tomada de decisão
Inteligência Artificial, Machine Learmimg e Analytics não são apenas os mais recentes chavões do mercado de dados. Organizações grandes e pequenas estão procurando ferramentas e serviços de IA na esperança de melhorar os processos de negócios, suporte ao cliente e tomada de decisões com Big Data, análise preditiva e sistemas algorítmicos automatizados. Iniciativas de análise bem gerenciadas podem extrair ouro de sua mina de dados. Mas sucumbir a um desses erros comuns pode ser fatal.

2 - 5 plataformas gratuitas de BI que sua empresa deve experimentar
Elas podem ajudar as empresas a analisar dados de várias fontes para apoiar a tomada de decisões.

3 - 6 histórias bem-sucedidas de Análise de Dados
Algumas empresas já estão usando a análise de dados e o Machine Learning para aumentar as receitas ou cortar custos.

4 - 7 ferramentas gratuitas de análise de dados que você deve conhecer
O software de análise de dados não precisa custar muito para ser eficaz. Essas ferramentas gratuitas podem ajudar as empresas a descobrir novos insights e obter previsões valiosas a partir de várias fontes de dados.

5 - 15 certificações de Ciência de Dados para manter no radar
Se você deseja profissionais certificados em uma universidade credenciada, com habilidades específicas de fornecedores ou que demonstrem amplo conhecimento de análise de dados deve considerá-las.

6 - 8 habilidades essenciais para cientistas de dados de alto desempenho
Extrair o verdadeiro valor comercial dos dados requer uma combinação única de habilidades técnicas, conhecimento matemático, narração de histórias e intuição. Eis o que você deve procurar nos candidatos.

7 - 7 cursos para formar Cientistas de Dados
O cientista de dados tem de saber programação, ser capaz de criar modelos estatístico e ter o conhecimento e domínio apropriado de negócios. Precisa também compreender as diferentes plataformas de Big Data e como elas funcionam. Usualmente esse profissional é formado em estatística, matemática ou ciências da computação, e tem capacidade analítica para identificar informações de valor e fazer previsões de situações com base na tecnologia de Big Data. Também tem de transformar tabelas de números em palavras e ser bom em comunicação para traduzir dados na linguagem dos negócios.

8 - Analytics sem governança de dados é utopia
Muitas empresas ainda ignoraram as condições reais dos seus dados e não investem em ações de Governança. Conheça as dicas que podem reverter este cenário

9 - 4 tendências de análise de dados que dominarão 2018
À medida que as corporações se transformam em empresas direcionadas a dados, as tecnologias e estratégias de dados precisam começar a oferecer valor.

10 - Dezoito livros que valem mais que um doutorado em Data Science
Eles vão prepará-lo para viver experiências reais e desafiadoras no dia a dia de trabalho, que envolvem não somente números, mas principalmente relacionamento interpessoal e preparo emocional

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail