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Resoluções de ano novo não são apenas para sua vida pessoal

E aqui estão 4 resoluções e 12 perguntas que vão preparar sua equipe para o sucesso em 2019

Morag Barrett, CIO/EUA

29/12/2018 às 8h00

Foto: Shutterstock

Mais um ano novo se desenrolou (rápido demais para o meu gosto!) E meu palpite é que, como muitos de nós, você usou essa mudança de calendário para criar resoluções de Ano Novo. Compromissos pessoais focados em você e no seu sucesso.

Mas e a sua equipe? Este é o momento de ampliar o foco de suas metas individuais e de parar por um momento e considerar os objetivos de sua equipe. Como você vai construir uma equipe de alto desempenho e garantir o sucesso de todos?

Você provavelmente já esteve envolvido em um exercício de formação de equipe em algum momento. Talvez fosse um retiro de fim de semana ou uma tarde jogando golfe. Se você pensou que foi um bom uso do seu tempo, estou curioso para saber o que aconteceu quando todos voltaram para o escritório. Todos voltaram ao seu comportamento habitual - trabalhando individualmente, em vez de colaborar. E a falar uns sobre os outros, em vez de falar uns com os outros?

Na minha experiência, os líderes que planejam uma atividade de construção de equipe não gastam muito tempo pensando sobre "o que será diferente". Um "dia de diversão" é sempre uma boa pausa do dia a dia, mas sem uma clara meta e objetivo pode ser visto tão frívola e fazer mais mal do que bem.

Para construir uma equipe de alto desempenho, você precisa garantir que as lições aprendidas sejam relevantes para sua equipe e que elas sejam aplicadas quando todos voltarem ao trabalho.

Tenho a oportunidade de trabalhar com equipes de várias indústrias que desejam alcançar o próximo nível de desempenho. Eles reconhecem que o desenvolvimento da equipe focada não é um "evento único", mas um processo que incorpora a melhoria contínua, desenvolvendo novos hábitos que se tornam parte da cultura da equipe (e da organização) - é como você faz negócios que importam.

No meu trabalho com equipes em todo o mundo, identifiquei quatro características fundamentais que diferenciam as equipes médias das equipes de alto desempenho:

1. Equipes de alto desempenho aplicam o bom senso
Se você perguntar à sua equipe quais são as características e comportamentos evidentes em uma equipe de alto desempenho, meu palpite é que eles criarão facilmente uma longa lista. (Você também pode perguntar sobre as piores equipes e coisas para evitar - novamente outra longa lista). Lá você tem sua receita para alta performance.

A sua resolução de Ano Novo: Peça feedback sobre o que está funcionando e o que não está

- Quais elementos você está fazendo bem e consistentemente?

- Quais precisam de cuidado e atenção?

- Com o que você e sua equipe estão comprometidos em fazer o próximo passo para o alto desempenho?

2. Uma equipe de alto desempenho tem uma disciplina incomum
Equipes de alto desempenho vão além das táticas transacionais e tarefas e fazem algo com o conhecimento do senso comum que possuem. Richard Branson fala sobre passar uma hora por semana com seus subordinados diretos discutindo o que está funcionando e o que não está na dinâmica e nos comportamentos da equipe - não a parte transacional.

Por ter uma disciplina incomum, equipes de alto desempenho fazem o que dizem que vão fazer . Criar a lista de senso comum é fácil ... seguir e transformar isso em hábitos significativos em sua equipe é bem mais desafiador.

A sua resolução de ano novo: Faça o que você disser que  é preciso fazer

- Com quais comportamentos sua equipe diz que está comprometida, mas demonstra esse comprometimento de maneira inconsistente?

- Quando a crise se instala, quais regras são descartadas (mesmo que sejam prejudiciais para a equipe geral)?

- Quais são os itens não negociáveis ​​com os quais a equipe precisa se comprometer, não importa como?

3. Identifique os problemas.
Equipes de alto desempenho falam sobre os tópicos difíceis e as questões delicadas que atrapalham o sucesso.

Equipes de alto desempenho aprendem a "lutar bem". Discordam (e podem fazê-lo com bastante vociferação), mas quando uma decisão é tomada, todos estão prontos a defendê-la. Dissidência acontece em particular. A equipe é uma voz só para o resto da organização. E o mais importante ... mesmo depois de uma luta "stand-up-knock-down", as relações permanecem intactas, se não fortalecidas pela sinceridade e pelo debate.

A sua resolução de Ano Novo: Discuta os problemas reais que impedem o alto desempenho

- Quais são as conversas que a sua equipe deveria ter, mas preferiu não fazer?

- Quais questões são evidentes para todos, e não devem ser ignoradas?

- Que bagagem precisa ser deixada para trás para que a equipe possa avançar junta?

4. Seja claro sobre o propósito e os objetivos da equipe
 Trabalhei com equipes de nível executivo que, quando perguntadas se estão claras e de acordo com o propósito e os objetivos da equipe, vão dizer "Sim, com certeza!". Eu adoro quando isso acontece. Mas quase sempre é um blefe. Peça-lhes que listem as três prioridades estratégicas que a equipe deve alcançar no próximo ano. Invariavelmente você acabará com uma lista de 9, 12, 15 ou mais itens ... não os três que uma equipe estreitamente alinhada entregaria.

A sua resolução de ano novo: Concentre-se nos negócios e nos relacionamentos

- Quais são as três prioridades/metas estratégicas que sua equipe deve cumprir?

- Está todo mundo consciente e de acordo sobre seus papéis e responsabilidades individuais para alcançá-las?

- O que a equipe precisa parar de fazer para se concentrar em entregá-las?

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