Home > Carreira

Questões para fazer antes de aceitar mais funções

Cada vez mais os CIOs são requisitados em outras funções, mas antes de se empolgar e dizer sim, leia algumas dicas de especialistas

CIO (EUA)

25/04/2008 às 16h14

paradoxo_int.jpg
Foto:

CIOs ansiosos por desafiarem a si mesmos ou provarem seu valor não pensam duas vezes antes de assumirem compromissos fora da TI. Mas isso pode não ser tão bom para você e sua companhia se significar que a TI ficará sem segundo plano. Aqui estão algumas questões para fazer a seu chefe e a si mesmo antes de dobrar as responsabilidades do papel do CIO.

1-    Vai mudar minha posição na companhia? Descubra se a função trará mais dinheiro, ou acesso aos diretores do board ou ao time executivo. Se a posição adicional não melhora sua posição na companhia, “pode ser um indicativo de que estão somente jogando algo no seu colo,” diz Bobby Cameron, vice-presidente e principal analista da Forrester Research.
Michael Hites, vice-presidente de serviços de TI da Universidade de Illinois, acrescenta que se você não sabe por que está assumindo mais uma função ou se não foi envolvido antes na criação da posição – deve provavelmente recusá-la.

2-    Eu quero sair da TI ou simplesmente incrementar minha função como CIO? Hites, em sua emprego anterior como CIO da New México State University, também era responsável pelos processos de planejamento estratégico. “Já tinha experiência em trabalhar com pessoas de todas as áreas da organização, então essa nova função foi uma extensão natural.”

3-    Meus objetivos estão claros? Certifique-se de que sabe exatamente como seu sucesso na nova empreitada será medido. Você e os acionistas devem concordar sobre as metas a serem alcançadas, diz Sam Gordon, CIO da Harvey Nash Executive Search.

4-    A TI está funcionando bem? Se você está no meio da implementação de um software corporativo que está a beira do abismo, provavelmente não é uma boa hora para acrescentar algo em sua rotina. A área de TI deve estar em ordem, aconselha Joe Drouin, VP e CIO da TRW Automotive.

5-    Eu preciso ser o cara mais inteligente da sala? Em uma função fora da TI, um CIO pode descobrir que tem muito a aprender. Não ser o mais esperto pode colocá-lo na defensiva, diz Drouin. “Você tem a confiança necessária para fazer isso?”.

6-    Estou satisfeito como o cara da TI? “Se adora TI e realmente ama o lado da tecnologia, não aceite outra função,” diz Hites.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail