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Quer ser um melhor líder em 2020? Anote estas 7 dicas

Um líder de destaque separa parte do seu tempo para cultivar o relacionamento com os seus colaboradores

Da Redação

01/12/2019 às 10h48

Foto: Shutterstock

Muitas pessoas acreditam que para se tornarem líderes de sucesso devem investir em altos níveis de competência, buscando atingir o patamar de um visionário ou de um grande pensador estratégico. Mas, de acordo com o Business Insider, a forma mais poderosa de se destacar é a partir de algo que qualquer um pode fazer: doar tempo.

Pensando na saúde da equipe, especialistas identificaram sete situações específicas em que o atendimento ao colaborador deve ser prioridade. Confira a seguir:

1. Reserve um tempo para falar com os colaboradores

Para os especialistas, é fundamental eventualmente perguntar aos colaboradores como eles estão ou conversar sobre assuntos diversos. Apesar de parecer desperdício de tempo, essa prática cria conexão com o funcionário e mostra que o líder se importa com o que acontece na vida dele.

2. Dedique um tempo para ensinar os colaboradores

Para além dos treinamentos formais, é importante que o líder dedique parte do seu tempo a ensinar os seus colaboradores. Por exemplo, se um funcionário apresentar um projeto em uma reunião, o líder deve dar um feedback, dizendo o que funcionou e o que precisa ser melhorado. O mesmo vale para o dia a dia, quando se percebe lacunas de conhecimento ou falhas de execução de determinadas atividades.

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3. Reserve um tempo para valorizá-los

Quando os líderes dedicam tempo para reconhecer o valor dos seus funcionários, cria-se uma relação de confiança e um ambiente de motivação. Segundo os especialistas, essas recompensas não devem acontecer apenas em momentos importantes, mas também em situações cotidianas.

4. Separe um tempo para ajudar no crescimento dos colaboradores

Todos os colaboradores passam por situações importantes para a sua carreira, seja uma reunião ou uma apresentação. Um bom líder estende a mão, ajuda a ensaiar, pratica e investe no sucesso das pessoas.

5. Dedique um tempo para falar sobre a carreira

Um líder de destaque se preocupa tanto com a carreira dos seus colaboradores quando a sua própria. Para isso, basta conversar, perguntar ao funcionário o que ele deseja alcançar, incentivar a superar os obstáculos e descobrir o que realmente o motiva e lhe dá significado.

6. Reserve um tempo quando os colaboradores pedirem

Estar disponível para ajudar e ouvir é uma prática bastante recomendada para os líderes. É importante, quando algum funcionário pedir ajuda, deixar de lado o que estava sendo feito e realmente se envolver na situação.

7. Separe um tempo para verificar quando há algo errado

Quando há um bom relacionamento com o colaborador, o líder sabe identificar quando algo está acontecendo e o desmotivando. Um líder de destaque mostra que se importa com o que acontece na vida dos colaboradores e sabe dos desafios que cada um enfrenta na vida pessoal e profissional.

As sete dicas parecem tempo gasto inutilmente, mas são ferramentas poderosas para manter a saúde da equipe e melhorar a produtividade da empresa.

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