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Quem está tendo sucesso com a TI focada no produto?

Muitos CIOs estão enfrentando a tarefa mais desafiadora de suas carreiras: mudar o foco da organização de TI de projetos para produtos

Martha Rounds, CIO/EUA

25/11/2018 às 10h40

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As organizações estão mudando para o fornecimento de TI como um produto - um processo de várias etapas, repleto de desafios. Primeiro, há a necessidade de estabelecer as bases para a mudança e estender a mentalidade do produto para toda a organização. Em seguida, a governança deve ser implementada, as equipes de produto devem ser estruturadas e implementadas e o suporte a recursos de TI deve ser criado. 

Ao contrário dos líderes de startups, que podem criar uma visão organizacional a partir do zero, os CIOs precisam criar suas novas estruturas de TI dentro da missão e visão de negócios existentes, apoiando iniciativas em andamento e criando as bases para a transformação.

Não há um roteiro para o sucesso, mas algumas empresas estão conseguindo. Veja como três organizações de TI enfrentaram o desafio.

Formando grupos de produtos
Como parte de seu avanço em direção ao desenvolvimento ágil, um fabricante americano de US$ 4,4 bilhões agora tem cinco grupos de produtos focados em força de trabalho, inovação, clientes, fabricação e análise. Cada grupo tem um gerente de produto que trabalha diretamente com um líder de negócios para determinar quais recursos de negócios aquela área específica da empresa precisa que a TI forneça.

Por exemplo, os recursos humanos e a experiência digital dos funcionários estão no grupo de produtos da força de trabalho. “Cabe ao líder do grupo de força de trabalho entender os recursos que essa parte da empresa precisa e aprofundar os detalhes, montar um programa e um roteiro, e depois conduzir esse roteiro”, explica o CIO da empresa. Em seguida, a TI usa métricas para acompanhar o progresso e medir o sucesso após o desenvolvimento de cada capacidade. "Isso marca um afastamento radical das conversas anteriores entre TI e negócios", diz o CIO.

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Criando equipes multifuncionais
A área de TI de uma organização de serviços financeiros com base em US$ 8 bilhões tem equipes inter funcionais que fornecem recursos para aprimorar vários fluxos de valor. Capacidades - que podem ser integradas como APIs em ecossistemas de clientes - evoluem continuamente de acordo com as necessidades dos cliente e as oportunidades de mercado. Cada recurso é considerado um produto, que é supervisionado por um gerente de produto. 

Levou apenas quatro meses para uma equipe inter funcional que trabalha no programa acelerador de negócios da empresa oferecer uma nova capacidade que melhorou significativamente a maneira como 10 mil funcionários interagem com clientes que usam agências bancárias. A mesma capacidade teria levado 18 meses para ser entregue no modelo de atuação anterior, em que os analistas de negócios entregavam os requisitos aos desenvolvedores de aplicativos que usavam um método waterfall com equipes de segurança e infraestrutura separadas. 

Agora a TI se concentra na evolução dos recursos à medida que as necessidades de negócios mudam. Para garantir a continuidade no desenvolvimento e fornecimento contínuos de recursos novos ou expandidos, a empresa criou a função de gerente de produto, cujas responsabilidades de trabalho são praticamente as mesmas que o gerente de produto de uma empresa de software. E a TI definiu a velocidade e o nível dos novos recursos entregues como duas de suas principais métricas de sucesso.

Mudando a cultura de TI e a de negócios
O CIO de uma empresa de fabricação de US$ 6 bilhões descobriu que a mudança de um projeto para uma orientação de produto requer uma enorme mudança cultural para as áreas de TI e de negócio. Os profissionais de TI devem ter um relacionamento mais próximo com seus pares de negócio e uma compreensão mais profunda dos clientes. Por sua vez, as empresas devem adotar a TI como um parceiro de negócios. Para atingir esses dois objetivos, o CIO dedica a equipe de TI a funções específicas de negócios na empresa.

Os gerentes de produto da empresa funcionam como gerentes de produto em uma empresa de software comercial. “Eles avaliam as necessidades do mercado, conscientizam os clientes sobre um produto e sabem como devemos apoiar nossos produtos”, observa o CIO. “Eles analisam meses e anos e supervisionam a gestão consistente de produtos e a entrega de produtos. É amplo e atemporal. 

O CIO assumiu a responsabilidade por todo o gerenciamento de projetos da empresa, criando um centro de excelência de gerenciamento de projetos dentro da TI. “O conjunto de habilidades dos gerentes de projeto é inestimável no mundo antigo e no novo mundo”, diz o CIO.

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