Home > Tendências

Quatro tendências em BI que você deve conhecer

O uso de soluções de business intelligence está crescendo. De acordo com estudo do Gartner, elas deverão ser a prioridade em tecnologia em 2008. Abaixo, quatro tendências em BI que devem impactar a vida do CIO

CIO (EUA)

31/01/2008 às 11h16

Foto:

Eles ajudaram restaurantes a decidir quais pratos acrescentar ao cardápio e ensinaram a lojas quais vestidos deveriam ter em estoque. E a cada dia estão mais populares. De acordo com um estudo do Gartner, as ferramentas de business intelligence deverão ser a prioridade número um em termos de tecnologia ao longo do ano. Para estar preparado para o 'boom' do BI, conheça as quatro principais tendências do segmento.

1. A demanda está crescendo. "As empresas estão descobrindo que não têm as informações de que precisam", diz Bill Hostmann, VP e analista do Gartner. Na verdade, os dados estão lá, mas presas em silos diferentes e independentes. E, frequentemente, as definições sobre o mesmo dado variam de silo para silo, influenciando negativamente a forma como os números são reportados.

2. O mercado está em processo de consolidação. Fornecedoras de BI independentes podem ser, em breve, apenas uma lembrança. Conforme as grandes compram as empresas menores, torna-se mais fácil comprar soluções de BI. Por outro lado, os clientes terão menos opções.

3. A convergência está acontecendo. Informações não-estruturadas constituem uma rica fonte de informação e as companhias estão querendo usa-las. Por exemplo, empresas do varejo poderiam incluir em sua aplicação de BI comentários coletados por e-mail ou no call center e, assim, ter análises de mercado mais completas.

4. Novos aplicativos estão chegando. A próxima geração das soluções de BI está saindo das apresentações de consultores. Produtos como o JMP (do SAS), o Spotfire (da Tibco) e outros oferecem maneiras mais criativas - e úteis - de visualizar dados e tendências. E as formas alternativas de trabalhar as informações do BI devem continuar surgindo ao longo dos próximos anos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail