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Quando e por que usar big data?

Hitachi Vantara explica como soluções tecnológicas podem impulsionar insights nas empresas

Redação

24/05/2019 às 14h46

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Foto: Shutterstock

O big data representa uma grande mudança no panorama da tecnologia. A quantidade atual de dados produzidos por empresas e a dificuldade de lidar com a quantidade de informações podem dificultar e atrasar resultados. Em alguns casos, os tradicionais Data Centers não são mais capazes de armazenar todos os dados, e pensando nisso, é necessário utilizar outras soluções.

Com os novos desafios, relacionados a maior variedade, velocidade e volume de informações, as empresas, em muitos casos, estão se voltando para armazenamentos de dados como Hadoop e NoSQL.

O Hadoop, plataforma de software voltada para clusters, é uma solução para empresas com a qual os Data Warehouses (depósito de dados orientados por assunto para a tomada de decisões gerenciais) deixaram de ser suficientes. Empresas com informações demais notaram um aumento no custo de Data Centers, e na dificuldade dos responsáveis pelo Business Intelligence em analisar todos os dados armazenados que podem se beneficiar desta solução.

O Hadoop pode ajudar na infraestrutura corporativa ao reduzir os custos de dados. Em comparação com um Data Warehouse, por exemplo, as despesas de armazenamento podem ser de 5 a 10 vezes menor com esta plataforma. A mudança ocasiona uma economia bastante positivas para as empresas em relação ao gerenciamento, escalabilidade de dados acessíveis e também ao desempenho de SLA (Service Level Agreement, em português: acordo de nível de Serviço, que se aplica aos setores de comércio de prestação de serviços).

Para as empresas que notam uma grande quantidade de dados interessantes parados, números e informações chegando de diferentes terminais e uma constante necessidade de acesso direto a sistemas operacionais, causando problemas de segurança, a solução é investir é investir no Hadoop.

Dados multifonte

Entender necessidades específicas dos clientes torna-se complicado em uma situação na qual diversos dados chegam de diferentes fontes, especialmente se estão desconexos. Para empresas que vivem uma situação desse tipo, uma solução interessante seria um Customer 360-Degree View.

A solução proporciona a centralização de todos os dados pontuais do cliente para consultas rápidas e mistura dados previamente isolados, aumentando a qualidade e a receita do serviço. Este é o motivo pelo qual três em cada cinco organizações enxergam que o Big Data contribui para a análise de clientes.

“Se o cliente não consegue obter esses dados, mas sua empresa possui os mecanismos necessários, é possível monetizar os dados, e também utilizá-los como uma maneira de conseguir novos clientes. O Big Data é uma tendência mundial. A quantidade de dados armazenados e a sua análise podem gerar insights valiosos para uma empresa. Saber lidar com as informações é uma maneira de conseguir informações privilegiadas e alavancar sua empresa, e implementar soluções capazes de facilitar o armazenamento e análise são a melhor maneira de iniciar sua jornada no mundo dos grandes dados”, conclui Claudio Tancredi, country manager da Hitachi Vantara Brasil.

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