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Qual o segredo do e-commerce mobile?

Site responsivo, leve, com camadas de cache e otimização de foto estão as melhores práticas de um site para dispositivos móveis

Lucas Buffo*

30/04/2019 às 10h20

Foto: Shutterstock

Com a evolução dos smartphones e a melhora da internet móvel no Brasil, as vendas mobile aumentaram significativamente, apresentando um processo de “ganha-ganha” para profissionais de diversos segmentos. Por isso, é cada vez mais importante que as empresas tomem cuidado na hora de desenvolver um site.

Se você já realizou alguma compra pela internet, com certeza já sentiu alguma dificuldade com sites que travam a tela ou não carregam informações completas. Isso acontece porque muitas páginas são desenvolvidas para desktop e, posteriormente, adaptadas para smartphones, o que prejudica a navegação do usuário.

Já no processo inverso, quando a empresa desenvolve o site para mobile e adapta para o desktop, esses problemas são mitigados, melhorando a experiência de compra. O resultado é um site responsivo, leve, com camadas de cache e otimização de foto.

Observando este cenário, chegamos à conclusão que o maior fracasso é a pessoa se adaptar às tecnologias quando, na verdade, a tecnologia que precisa se adaptar às pessoas para oferecer sua melhor funcionalidade. Exemplo disso é o PWA, ou Progressive Web Apps, uma tecnologia que gera poucas alterações no código do site e faz com que a experiência de uso de uma página web por smartphone seja muito semelhante a de uma aplicativo.

Os PWA’s podem ser instalados nos dispositivos a partir de uma sugestão na própria página web e, ao serem instalados, um ícone é adicionado na tela do celular, passando a funcionar como um app. Depois de realizar esse processo, os sites funcionam independentemente do browser, conseguem receber notificações push, utilizar recursos dos dispositivos como GPS, acelerômetro, câmera e podem, inclusive, funcionar offline, sendo atualizados automaticamente.

Ter um PWA apresenta algumas vantagens que passam pela facilidade na instalação, visto que várias etapas como buscar o app, instalar, abrir, e cadastrar são encurtadas, retendo e fidelizando mais clientes, já que funcionam de maneira bem semelhante a uma página web, ambiente que o cliente já está acostumado a utilizar. Outro ponto que merece destaque é o baixo custo de desenvolvimento do PWA, por ser uma plataforma acessível para todos os usuários, independente do dispositivo.

O importante é sempre ter em mente que ter um site responsivo pensado para mobile é um aliado do varejista e pode, inclusive, pode aumentar o número de vendas convertidas por smartphone, uma vez que melhora a experiência dos usuários e traz resultados ainda mais positivos. E isso é comprovado: Apenas com essa mudança de visão de tecnologia, reestruturamos o site da Flores Online e percebemos um crescimento de 17,5%, em uma semana, nas compras convertidas em nosso e-commerce.

O segredo é olhar para os pequenos detalhes. Pensar nas melhores experiências para os clientes para que eles possam ter mais prazer e facilidade nas compras. Às vezes, não é preciso muito, apenas um pouco mais de cuidado nas escolhas de tecnologia que podem alavancar ainda mais as suas vendas.

*Lucas Buffo é CIO da Flores Online, primeiro e-commerce de flores e presentes especiais do país

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