Home > Gestão

Qual é o novo perfil do líder da TI?

Especialista em Recrutamento de TI da Robert Half indica o que o board espera do talento

Redação

01/04/2019 às 17h48

Foto: Shutterstock

O mercado de trabalho demanda que o perfil do líder de TI seja flexível, assim como acontece com todo os segmentos. Segundo detalha Débora Ribeiro, especialista em Recrutamento de TI da Robert Half, empresa de executive search, no blog da companhia, o gestor de TI não é mais aquele que apenas demanda.

Hoje, o líder da área se envolve muito nas decisões estratégicas e deve estar extremamente antenado com a evolução da tecnologia. Isso acontece não só em relação ao investimento nos projetos, mas para ganhar seu time e poder desenvolver o melhor de cada profissional.

Além disso, é esperado que esse profissional seja multitarefas e esteja em constante aprimoramento, além de ter a capacidade de ser flexível. Débora separou quatro características fundamentais desse talento. Confira.

1) O gestor tem que ser diferenciado

O gestor deve se diferenciar dos demais na estratégia, no conhecimento técnico e na comunicação, tanto interna como externa. O gestor tem que conhecer a fundo o impacto que a TI pode causar para a empresa, estar muito próximo das linhas de negócio para entender qual a real necessidade deles e o que pode ser feito com o apoio da tecnologia.

2) Deve ser um líder que movimenta o time

O gestor de TI deve ser um líder que move seu time, sua estrutura e ele próprio, para causar impactos e resultados relevantes para o negócio e, com isso, ganhar cada vez mais força e se tornar diferenciado no mercado.

3) Estar disposto a explorar novas metodologias

O profissional de TI precisa atuar diretamente com a descoberta de novos recursos tecnológicos, metodologias inovadoras e ágeis.

Invista em cursos, viagens para entender o que está acontecendo lá fora e pode ser aplicado aqui, cursos técnicos e de empreendedorismo.

4) E o mais importante... Ser visionário!

O gestor de TI tem que estar um passo à frente, para a empresa dar esse passo também. Hoje TI não é mais uma área de suporte, mas, sim, uma área responsável pelo planejamento estratégico.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail