Home > Carreira

Quais habilidades um Chief Data Officer deve desenvolver?

Para além das habilidades técnicas, profissional precisa encarar gestão de pessoas e uma cultura organizacional orientada a dados

Thor Olavsrud, da CIO (EUA)

30/05/2019 às 9h12

Foto: Shutterstock

De acordo com a pesquisa da NewVantage Partners, 34% dos executivos das empresas da Fortune 1000 acham que um Chief Data Officer bem-sucedido deve ser um agente de mudança externo com novas perspectivas. Mas 32% tinham a opinião oposta: eles sentiram que um diretor de dados de sucesso deve ser um veterano da empresa que entende a cultura e a história da organização.

Os entrevistados também foram divididos sobre os antecedentes do CDO: 23% acreditavam que um diretor de dados deve ser um cientista de dados ou tecnólogo, enquanto 11% acreditam que o papel deve ser preenchido por um executivo de linha de negócios responsável pelos resultados financeiros.

Guy Gomis, sócio da empresa de recrutamento BrainWorks, lembra que há no mercado CDOs com histórico profissional em marketing e que alguns são MBAs que nunca trabalharam em análise de dados antes. “A maioria deles falhou, mas as empresas que os contrataram sentiram que o conjunto de habilidades do influenciador era mais importante do que o conjunto de habilidades de análise de dados.”

Habilidades de gestão de pessoas certamente poderiam ser úteis para sair do aperto em que muitos novos CDOs se encontram. “Um dos maiores erros é não entender o que será necessário para ter sucesso, em termos de expectativas”, diz Gomis. “Se você olhar para muitas pessoas que tiveram o título de CDO ao longo dos últimos três anos, há uma quantidade enorme de rotatividade.” Quando você fala com eles e seus antigos empregadores, o que se escuta é “que a expectativa da empresa e dos candidatos não estavam alinhadas”, acrescenta.

Muitas vezes, o problema são as expectativas irrealistas de um empregador. "O maior erro que as empresas cometem é esperar que, porque contrataram alguém, o problema está resolvido", diz Justin Cerilli, que lidera a prática de dados e análises da consultoria Russell Reynolds Associates. “Na verdade, você está apenas começando a resolver o problema - as decisões difíceis ainda estão por vir. É quando você começa a perguntar quem são nossos funcionários, quais são nossos processos e como mudamos nossa cultura. Os CEOs dizem aos diretores de dados da empresa para mudar tudo para obter os resultados finais que desejam, mas não querem mudar a maneira como fazem qualquer coisa.”

Quanto ganha um Chief Data Officer?

De acordo com a análise de compensação da PayScale, o salário médio de um CDO, nos Estados Unidos, é de US$ 177 mil por ano, com remuneração total, incluindo bônus e participação nos lucros, variando de US$ 118.427 a US $ 313.791 por ano.

Oportunidades para Chief data officer

Uma pesquisa recente de empregos para CDOs no Indeed.com e no LinkedIn mostrou posições disponíveis em vários setores, incluindo varejo, mídia, seguros, serviços financeiros, ensino superior e governo. Uma amostra das descrições de cargos de chefe de departamento de dados mostra áreas importantes de responsabilidades, tais como: evangelizar e comunicar uma visão de dados, uma parte crítica da estratégia de crescimento; criar políticas estratégicas de acesso a dados; desenvolver e executar uma estratégia central de dados para gerar receita; supervisão da governança de dados, investimento em dados e parcerias; e estratégias com colegas C-level.

As empresas estão procurando, por exemplo, inovadores altamente motivados e experientes que produziram resultados tangíveis, bem como a liderança de nível sênior nos departamentos de dados e / ou análise por sete ou mais anos.

 

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail