Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Python domina ranking de linguagens de programação de 2020
Home > Carreira

Python domina ranking de linguagens de programação de 2020

Java e C assumem também o topo do novo relatório da IEEE

Da Redação

30/07/2020 às 10h30

Foto: Adobe Stock

Com a combinação de 11 métricas on-line e interativas, das quais os avaliadores ajustam a pontuação de acordo com a relevância que cada métrica tem para ele, os membros do IEEE Spectrum analisaram 55 linguagens de programação e chegaram ao resultado final nada surpreendente: Python continua a linguagem mais popular em 2020.

O ranking se baseou em algumas fontes para a pesquisa, entre elas: GitHub, CareerBuilder, Hacker News, Google, Reddit, Twitter, IEEE e Stack Overflow.

A Python manteve sua liderança confortável, com Java e C novamente em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O Arduino viu um grande salto, subindo do 11º para o sétimo lugar. O relatório, assinado por Stephen Cass, entretanto, destaca ao fato de muitos programadores não considerarem Arduino de fato uma linguagem.

“Os puristas podem argumentar que Arduino não é uma linguagem, mas uma plataforma de hardware que é programada usando uma derivada de Wiring, que é derivada do C/C ++. Mas sempre adotamos uma abordagem muito pragmática à nossa definição de ‘linguagem de programação’. E a realidade é que, quando as pessoas procuram usar um microcontrolador compatível com Arduino, geralmente pesquisam ‘código Arduino’ ou compram livros sobre ‘programação Arduino’, e não ‘código de fiação’ ou ‘programação C’”, diz.

CIO2503

E-book por:

Comparado aos rankings anteriores, não há alterações até o quinto lugar com JavaScript. Em 2019, o JavaScript ficou em sexto lugar geral, atrás do R, mas ultrapassa a última linguagem de programação na lista mais recente.

As dez primeiras linguagens no ranking de 2020 são, respectivamente:

  • Python
  • Java
  • C
  • C++
  • JavaScript
  • R
  • Arduino
  • Go
  • Swift
  • Matlab

O relatório ressalta também que muitos questionam a popularidade do Python devido às suas métricas serem infladas pelo uso crescente como uma linguagem de ensino. “Os alunos simplesmente pedem e pesquisam as respostas para as mesmas perguntas elementares repetidas vezes”. Entretanto, “estudantes também são pessoas”, o autor do relatório argumenta que ignorar essa popularidade entre estudantes é ignorar uma parte importante do todo da análise. Além disso, o Python é, frequentemente, usado profissionalmente e em domínios de alto nível, como machine learning, devido à sua enorme coleção de bibliotecas especializadas de alta qualidade.

A pandemia de coronavírus também deixou uma marca nos últimos rankings, com o aumento das consultas COBOL em algumas plataformas. Por exemplo, se as métricas do Twitter fossem usadas apenas para determinar essas classificações, o COBOL seria o sétimo no geral, de acordo com o relatório.

“Isso provavelmente se deve ao fato de que em abril, quando estávamos coletando os dados do Twitter, COBOL estava no noticiário porque os sistemas de benefícios de desemprego nos estados dos EUA estavam caindo sob a carga, pois os trabalhadores foram demitidos devido a bloqueios. Acontece que muitos desses sistemas não foram atualizados significativamente desde que foram criados décadas atrás, e uma chamada foi feita para os programadores da COBOL ajudarem a sustentá-los”, diz Cass no relatório.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15