Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Projeto usa IA e dispositivos móveis para avaliar estado de ânimo de trabalhadores
Home > Tendências

Projeto usa IA e dispositivos móveis para avaliar estado de ânimo de trabalhadores

Com tecnologias de machine learning e rastreamento, além de testes diários, projeto testa e avalia nível de estresse de trabalhadores remotos

carla

17/06/2020 às 10h00

Foto:

A condição estressante do isolamento social, das incertezas e dos medos gerados pela pandemia têm feito com que as empresas prestem mais atenção à saúde mental dos colaboradores. As abordagens iniciais recomendadas por profissionais de Recursos Humanos tratavam, sobretudo, de checagens “um-a-um” através de aplicativos de videoconferências. Um tempo dedicado a uma conversa mais pessoal com o colaborador para tentar captar o ânimo do mesmo. A PwC foi um pouco mais longe. A empresa está aproveitando os dispositivos de inteligência artificial e de rastreamento de condicionamento físico para obter uma compreensão mais profunda de como o trabalho e os estressores externos estão afetando o estado de espírito dos funcionários.

Segundo reportagem do TechRepublic, nas últimas três semanas, a PwC vem executando um esquema piloto com seus funcionários que combina machine learning com dispositivos portáteis para entender como os hábitos de vida e os fatores externos estão afetando a equipe. Com voluntários, o projeto usa rastreadores fitness que coletam dados biométricos 24 horas por dia. Esses dados combinados a uma série de testes cognitivos e biométricos e alimentados por um algoritmo de Inteligência Artificial (IA) pode ajudar a gerenciar melhor o estresse da equipe.

A iniciativa se propõe a observar fatores como sono, exercícios e carga de trabalho dos voluntários e cruzar essas informações com o desempenho de trabalho da equipe voluntária da PwC. Assim, espera-se que os trabalhadores obtenham uma melhor compreensão de como eles podem estruturar sua abordagem ao trabalho e à vida doméstica de uma maneira que beneficie sua saúde mental e bem-estar.

A necessidade deste tipo de teste vai ao encontro da preocupação dos colaboradores da empresa que viu 2.000 candidatos se inscreverem dentro de quatro horas após a publicação do projeto em sua intranet, o teste tinha apenas 1.000 vagas. "Acho que, se tivéssemos um perfil mais alto, poderíamos ter um múltiplo desse número, o que começa a atingir uma porcentagem bastante alta da organização no Reino Unido. […] O que me diz - e é realmente o primeiro aprendizado do exercício - é que realmente não há falta de interesse […] nunca faríamos isso se uma organização tentasse obrigar as pessoas a fazer isso", diz Euan Cameron, Líder de Inteligência Artificial da PwC no Reino Unido.

CIO2503

E-book por:

O esquema piloto da PwC surgiu após discussões entre Cameron e associados da IHP Analytics, uma butique de analytics especializada em desempenho humano em esportes de elite. A empresa, que trabalhou ao lado de profissionais em corridas de Fórmula 1 e ciclismo olímpico, está ajudando no desenvolvimento da plataforma subjacente, que espera um dia oferecer a clientes externos, diz a reportagem.

"Uma das áreas, mesmo antes da Covid, que sabíamos estar se desenvolvendo rapidamente era uma compreensão mais profunda do desempenho e do bem-estar humano", diz Cameron. "Queremos casar esses dois juntos para fazer algo positivo para o nosso povo".

Vicki Broadhurst, Gerente Sênior da PwC, é uma das voluntárias do projeto. Ela diz ao TechRepublic que sua participação no teste decorreu de seu próprio interesse no papel da inteligência artificial em testes psicométricos, além de querer permanecer ativa durante o bloqueio.

Crucial para o rastreador de fitness - um Garmin Vivosmart 4, neste caso - é que ele pode capturar a variabilidade da frequência cardíaca ou VFC. Cameron se refere a isso como "a Pedra de Roseta" em biometria, na medida em que é capaz de registrar alterações na taxa de pulso do usuário associada a estresse, energia e recuperação. Além de usar o rastreador de fitness 24 horas por dia, 7 dias por semana – até mesmo no banho –, os funcionários são solicitados a realizar uma série de testes cognitivos, entregues por meio de jogos on-line ou questionários curtos, diz a reportagem.

As avaliações de dez minutos ocorrem diariamente e foram projetadas para avaliar a capacidade de memória, concentração e alternância de tarefas de curto prazo dos indivíduos, para ajudá-los a entender como estão, no ponto de vista cognitivo, de acordo com a publicação. Isso é combinado com um conjunto único de testes de linha de base mais aprofundados, que têm como objetivo fornecer informações sobre "alguns traços de personalidade mais profundos" incluindo apetite ao risco e preferências de trabalho, explica Cameron ao TechRepublic.

Além desses dados coletados, Cameron explica que também são coletados dados contextuais, dos quais dizem respeito à carga de trabalho, ambiente de trabalho remoto, velocidade da banda larga, espaço dedicado para si e para a família, se têm crianças no mesmo ambiente e etc.

"É um conjunto de dados bastante rico, que nos ajudará a entender o que está impulsionando o desempenho em um nível agregado. Mas, principalmente, é para ajudar as pessoas a entender um pouco mais sobre sua resposta física e mental ao mundo do trabalho e os diferentes estímulos que existem", diz Cameron. Por sua vez, isso oferece uma oportunidade de aprender "algo sobre como lidamos como indivíduos e como organização".

Ainda é cedo para compartilhar informações acerca dos resultados do estudo, entretanto, Cameron sugere que os insights iniciais apontam para uma "inflexão nos níveis de energia e estresse" quando os funcionários têm mais de sete consultas por dia.

Tags
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15