Home > Carreira

Procurando oportunidades de emprego ocultas

Se você está disposto a batalhar por uma colocação na empresa de seus sonhos, comece a procurar um contato interno

CIO (EUA)

17/04/2008 às 18h55

Vagas ocultas_int.jpg
Foto:

Se você quer ter uma oportunidade em empregos que não publicizadas, precisa desenvolver contatos em empresas alvo

Em primeiro lugar, esteja preparado para uma jornada intensa e volátil à procura de uma oportunidade este ano. Se pensa que algumas ligações confidenciais para headhunters e colocar o currículo online irá lotar sua agenda com entrevistas de emprego, você ficará desapontado. Os empregadores são extremamente cautelosos e seletivos, e recrutamentos geralmente ocorrem em passos lentos.

Caçar empregos tem se tornado literalmente um esporte de contato. Isso é, você precisa de contatos – muitos deles – para estimular o processo de chegar ao seu próximo emprego. Em particular, você precisa de conexões dentro das companhias que são sua meta. Por que? Porque referências de empregados estão se tornando uma fonte cada vez mais importante de contratações, de acordo com a consultoria CarrerXroads. Os funcionários estão sendo chave na indicação de potenciais empregados porque são confiáveis e servem como pré-seleção. Conseqüentemente, entre 70% e 80% das novas contratações acontecem através de contatos pessoais ou por meio de uma rede de relacionamentos.

Dito isso, quem busca um novo emprego precisa cultivar relações com funcionários nas companhias almejadas. Os contatos internos podem ajudá-lo a descobrir vagas abertas antes de serem divulgadas. Eles também servem como “mulas” do processo monitorando o processo de recrutamento e mantendo o candidato informado sobre sua situação. Ter uma conexão interna oferece uma vantagem distinta para quem busca oportunidades de emprego em um mundo de currículos massificados para cada vaga aberta.

E como encontrar essas vagas? Comece com sua rede de conhecidos. Alguém trabalha na empresa alvo? Alguém trabalhava para essa empresa? Se não sair uma conexão da sua rede de relacionamentos, pergunte aos amigos se eles conhecem alguém. Sites como LinkedIn também podem ajudá-lo a encontrar seu contato.

Quando finalmente encontrar alguém que trabalha para a empresa alvo, enfatize seu desejo de trocar informações mais do que explicitamente perguntar por oportunidades de emprego, pelo menos no primeiro contato. Quando for o momento correto, explique porque você está interessado na empresa e explique o valor que poderia trazer como funcionário. Se o contato não souber de uma vaga aberta em seu departamento, peça por referências de outros tomadores de decisão, talvez em outra unidade de negócio. Quanto mais lides você gerar, mais fácil de um deles se tornar em uma oferta de emprego. E sempre ofereça algo em retribuição. Pagamentos generosos.

Seu objetivo é se conectar diretamente com aqueles que decidem contratações das empresas através de referências pessoais e assegurar lides múltiplos para oportunidades inesperadas. Quando um contato interno te levar para reuniões com os gerentes contratantes onde pode demonstrar sua experiência e entusiasmo, estará muitos passos a frente dos competidores e trilhando bem o seu caminho para a próxima função.

Debra Feldman é JobWhiz, uma especialista reconhecida que desenha e implementa estratégias customizadas para executivos de alto nível. Para mais informações, contate Debra em www.JobWhiz.com

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail