Home > Tendências

Principais habilidades em Blockchain que você precisa manter no radar

A demanda está aquecida, e as empresas enfrentam uma escassez de talentos para preenchê-la

Lucas Mearian, Computerworld/EUA

05/06/2018 às 12h10

blockchain_780766009.jpg
Foto:

O desenvolvimento em Blockchain já está no topo de algumas das melhores habilidades do mercado de trabalho de TI, e milhares de empregos já estão surgindo em mercado mais avançados, como o norte-americano.

Mas quais são as ocupação relacionadas com o Blockchain nas quais as empresas estão apostando? E quanto elas representam de custo no orçamento?

Cerca de 23% da maiores empresas estão trabalhando ativamente em aplicativos Blockchain e normalmente contratam um gerente de projeto, um ou dois designers de aplicativos e dois a quatro desenvolvedores - todos com experiência anterior em Blockchain, de acordo com a Janco Associates, empresa de consultoria administrativa que realiza pesquisas salariais regulares.

Não surpreende que os salários para cargos de Blockchain sejam tipicamente mais altos do que em outras áreas de especialização, uma vez que há poucos candidatos qualificados, de acordo com o CEO da Janco, Victor Janulaitis.

Quão quente o mercado está em 2018?
O trabalho de desenvolvedor de distributed ledgers  foi classificado recentemente em primeiro lugar entre as 20 habilidades profissionais de crescimento mais rápido  - e as ofertas para trabalhadores com essas habilidades cresceram mais de 200% no ano passado.

Mas os trabalhos mais promissores incluem mais do que apenas desenvolvedores e engenheiros, de acordo com pesquisa do BusinessStudent.com - um site que analisa escolas de negócios e seus cursos.

No mês passado, o BusinessStudent.com classificou as melhores posições futuras de Blockchain. Confira.

1. Estágiários e outras posições iniciais
Os deveres para estagiários podem variar, mas podem incluir o projeto e o desenvolvimento de ledgers com base em plataformas proprietárias de Blockchain ou de código aberto. Blockchains privados ou "permitidos" serão o foco principal, já que a maioria das empresas procura criar redes transacionais para gerenciamento de cadeia de suprimentos e outros aplicativos de negócios internos ou mantidos entre parceiros de negócios.

Posições de nível de entrada provavelmente também incluirão o desenvolvimento de pilotos de blockchain e provas de conceito, já que a maioria das empresas está apenas nas fases de teste para soluções de DLT.

As habilidades técnicas mais cobiçadas incluem: NodeJS, Go RESTful, APIs, React, Java, C ++, Solidity, Truffle, CSS e HTML.

2. Gerentes de projeto Blockchain

Os gerentes de projetos terão que converter as necessidades de uma empresa do idioma corrente para a linguagem técnica e, em seguida, voltar da linguagem dos desenvolvedores do blockchain para o idioma normal.

"O gerente de projeto é geralmente a primeira pessoa em uma organização que é contatada quando uma empresa quer investir em  Blockchain e adaptá-lo às suas plataformas de tecnologia", escreveu Steele. "O gerente do projeto Blockchain é encarregado de planejar e supervisionar a execução do projeto Blockchain."

3. Desenvolvedores de Blockchain

Os desenvolvedores provavelmente terão as maiores oportunidades de carreira na cadeia de Blockchain; serviços financeiros, governos e empresas de tecnologia estão procurando encontrar maneiras de usar o Blockchain para servir melhor seus clientes.

As habilidades tecnológicas necessárias para desenvolvedores incluem: Microsoft SQL Server, Visual Studio, .NET, MVC, AJAX, SQL, C, C ++, C #, Javascript, Node.js, JQuery, SOAP, REST, FTP, HTML, XML, XSLT, XCOD, Redes Neuronais, Regressão, Agile Scrum, MYSQL.

4. Engenheiro de qualidade Blockchain

Essa posição é responsável por garantir a qualidade em todas as áreas de desenvolvimento de Blockchain, como estruturas e testes de automação, testes manuais e painéis, "todos os quais funcionam para suportar engenharia móvel, web e de outras plataformas".

Um engenheiro de qualidade precisará pesquisar e aconselhar sobre ferramentas Blockchain e desenvolver padrões de teste automatizados de garantia de qualidade (QA), bem como definir, criar e implementar estratégias de automação de testes para testes de desempenho de carga. Os candidatos também podem precisar de um MBA em gerenciamento de engenharia, disse Steele.

5. Consultor jurídico Blockchain ou advogado

Essa posição é responsável por aconselhar as empresas sobre como estruturar e administrar ICOs, agora sob maior escrutínio regulatório. Os advogados também serão encarregados de desenvolver parcerias e contratos legais, já que a tecnologia Blockchain oferece uma ferramenta de automação de negócios conhecida como "contratos inteligentes", que são auto-executáveis ​​com base em termos previamente acordados.

6. Designer web de Blockchain

Startups e até empresas estabelecidas geralmente incluem o uso de criptomoedas ao adotar Blockchains, e haverá uma maior necessidade de sites para informar aos clientes o que uma empresa está oferecendo. Um web designer precisará apresentar conceitos originais e interfaces de usuário "alucinantes".

Um recente anúncio de vagas para um designer de interface de usuário (UI), por exemplo, queria que um profissional criasse um design de interface do usuário com o Sketch, o PS e o Figma que funcionasse tanto em aplicativos móveis quanto na Web.

"É necessário que o candidato possua excelentes habilidades de comunicação e seja capaz de interagir efetivamente com as equipes de conteúdo, operações e marketing", escreveu Steele.

7. Engenheiro Blockchain

Este trabalho prevê compreensão das necessidades tecnológicas de uma empresa e criação dos aplicativos Blockchain que atenderão a essas necessidades.

"Esse profissional pode trabalhar na implementação de ativos e aceleradores, configurar a infraestrutura da empresa para usar Ethereum e bitcoin, e  analisar o código e o treinamento de programação Blockchain para novos funcionários", escreveu Steele.

Os engenheiros da Blockchain devem ter um alto nível de habilidade em Java, Hyperledger Fabric, Ripple, Solidity, Python, bitcoin, Oracle Identity, bem como soluções de gerenciamento de acesso.

blockchain

Gestão intermediáriaa e trabalhos freelance em ascensão
Grandes organizações também estão planejando reforçar sua gestão de nível médio, uma vez que se concentram em Big Data, Blockchain e conectividade de smartphones e tablets, segundo Janco . As posições de maior demanda estão associadas ao e-commerce, segurança de desenvolvimento de aplicativos, Big Data, gerenciamento de projetos de sistemas distribuídos e móveis e controle de qualidade.

O desenvolvimento Blockchain é a habilidade mais quente no mercado de trabalho freelance hoje, crescendo mais de 6000% desde o ano passado, de acordo com um relatório publicado pelo site UpWork. A taxa média de pagamento de um freelancer Blockchain é de US $ 65 por hora, mas as taxas podem chegar a US $ 250 por hora, de acordo com a UpWork.

Pessoas com experiência específicas em Solidity e Hyperledger Composer estão em demanda ainda maior - e essa demanda continuará aumentando de forma constantemente, disse Eric Piscini, diretor de tecnologia e práticas bancárias da Deloitte Consulting LLP.

"Essa é a primeira coisa que tenho em mente quando acordo de manhã: 'Onde encontrarei mais engenheiros para entrar no time'", disse ele por e-mail.

Além de empresas estabelecidas como a Deloitte, 2.359 startups de Blockchain  já registraram 1.749 empregos , de acordo com o AngelList, um site para investidores e pessoas à procura de trabalho em startups.

Mesmo que as empresas estejam postando uma infinidade de empregos Blockchain, há uma escassez de talentos para preenchê-los.

 

habilidades de trabalho blockchain

De acordo com Upwork, 53% dos gerentes de contratação pesquisados ​​citam o acesso a habilidades como seu maior desafio de contratação, e a maioria (59%) já está utilizando talentos flexíveis.

Em geral, a demanda por trabalhadores com habilidades computacionais/matemáticas excedeu a oferta em 17% este ano, de acordo com a Burning Glass Technologies.

Proporção de oferta de demanda de trabalho de TI

O crescimento da demanda por funcionários com domínio de Blockchain ultrapassou 2000% por três trimestres consecutivos segundo a Upwork.com, e no primeiro trimestre do ano viu mais de 6000% de crescimento na variação ano a ano, tornando-se a habilidade de crescimento mais rápido entre as 5 mil cobertas pelo site.

“Em apenas alguns anos, mais de 30% das habilidades essenciais serão novas. Estamos vendo essa mudança ocorrer no Upwork, onde habilidades emergentes como Blockchain ocorrem mensalmente ", disse Stephane Kasriel, CEO da Upwork. 

"Se o crescimento continuar acelerando nesse ritmo e mais empresas revelarem suas próprias ofertas, como a IBM e a Salesforce planejam, o Blockchain pode realmente se tornar a próxima grande tecnologia disruptiva", acrescentou.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail