Home > Carreira

Por que ter um diploma em cloud computing faz sentido?

Ascensão da transformação digital exige especializações que as graduações tradicionais ainda não conseguiram absorver

David S. Linthicum*

25/09/2019 às 11h26

Foto: Shutterstock

Eu costumava ensinar ciência da computação como professor adjunto na Northern Virginia Community College, nos Estados Unidos. Meu foco era pragmático - com base no que os estudantes poderiam oferecer ao mercado de trabalho.

A Virgínia, meu estado natal, anunciou recentemente que terá um curso de formação em cloud computing que será oferecido na mesma NVCC. Criado em conjunto com a Amazon AWS, a expectativa é de que o curso também seja disponibilizado em outras faculdades estatais nos EUA.

É verdade que isso não é novidade. Já falamos sobre outras faculdades que aderiram à computação em nuvem, com ofertas de graduação específicas como parte dos departamentos de ciência da computação.

Como alguém que depende de faculdades e universidades que produzem talentos em computação em nuvem, eu não poderia estar mais feliz com essa mudança. Quanto mais pessoas qualificadas em nuvem tivermos por aí, maior será a probabilidade de as organizações terem sucesso com essas soluções tecnológicas.

No momento, estamos convertendo profissionais de TI que passaram a faculdade aprendendo a escrever programas em diferentes linguagens para torná-los capazes de entender plataformas de nuvem, aprendizado de máquina e bancos de dados nativos da nuvem. E de fato parece que seria benéfico para todos que os profissionais tenham as habilidades certas para lidar com cloud computing.

De fato, alguém que ingressa em um programa de graduação em cloud computing pode descobrir que está ganhando salários de seis dígitos aos 22 anos, apenas dois anos depois de se formar. A maioria dos formandos de graduações de quatro anos de duração não seria capaz de atingir esse nível em tão pouco tempo.

*David S. Linthicum é diretor de estratégia de cloud da Deloitte Consulting e especialista em indústria e líder de pensamento reconhecido internacionalmente

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail