Home > Notícias

Por que os vazamentos de informações estão se multiplicando?

Cada vez mais surgem notícias sobre vazamento de dados pessoais e empresariais de usuários de redes sociais, instituições privadas e públicas

Redação

15/04/2019 às 10h29

hacker-teclado-shutterstock.jpg
Foto: Shutterstock

Por que vazamentos de dados estão se tornando comum? O diretor de Ciberinteligência da Cipher, empresa de segurança cibernética, e também professor de pós-graduação da Universidade Mackenzie, Fernando Amatte, explica que a motivação para provocar esses vazamentos varia muito. Pode ir da simples satisfação de pessoas (que utilizam apelidos) e grupos em demonstrar e se vangloriar publicamente de que existe uma falha de segurança até uma razão política e/ou comercial.

Mas onde as empresas estão falhando?

Amatte lembra que durante muito tempo, os executivos usavam "chavões" do tipo "isso é coisa de cinema", "nunca acontecerá comigo", "não tenho nada de importante" para descartarem a preocupação com a segurança de dados. "O mercado, porém, mudou muito e hoje os dados são extremamente valiosos comercialmente", destaca. Empresas das mais diversas atividades-fim não podem descuidar da segurança da informação porque em caso de problemas o dano à imagem pode ser muitas vezes mais caro do que o investimento tecnológico.

Para ele, a "culpa" do descuido não é só do executivo. "Os profissionais técnicos têm grande parcela dessa culpa pois em sua grande maioria não sabem argumentar e mostrar o real problema de forma didática para um executivo".

Cenário pode piorar

O especialista da Cipher acredita que pelas características dos ataques, é muito provável que muitos mais dados dos que vieram a público ou foram noticiados pela mídia podem ter vazado. "Eu acredito que parte do material está sendo arquivado para futura negociação (chantagem), pois no ano que vem entra em vigor a nova lei geral de proteção de dados (LGPD), que prevê multas pesadas a quem não tratar a segurança de dados de terceiros".

O que fazer?

Entre outras ações que podem ser tomadas estão:

  • Pedir ajuda
  • Contratar profissionais especializados em segurança da informação
  • Fazer revisão de código, em aplicações expostas na internet
  • Contratação e uso de camadas de proteção como um firewall de aplicação
  • Contratação e uso de camadas de proteção como um firewall de aplicação

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail