Home > Tendências

Por que o Human Centered Design é essencial para a transformação digital?

HDC permite que os dados sejam transformados em ideias, proporcionando agilidade e eficácia para a criação de novas soluções

Da Redação

03/09/2019 às 16h03

Foto: Shutterstock

O avanço da inteligência artificial e das automações tem mudado o trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pelo McKinsey Global Institute, os robôs já são capazes de executar metade das atividades profissionais de um ser humano.

Com a chegada da quarta revolução industrial, onde 97% dos profissionais esperam que suas organizações ofereçam métodos totalmente digitais, a capacitação dos trabalhadores para trabalhar em parceria com as máquinas se tornou fundamental.

Ao contrário do que muitos pensam, os especialistas afirmam que os robôs não substituirão os seres humanos, mas sim se tornarão parte dos processos de produção. Na verdade, para se manterem ativos no mercado de trabalho, os profissionais terão de aprender a atuar em conjunto com as máquinas.

Pensando em facilitar esse processo, foi desenvolvido um método para solucionar os problemas que envolvem a perspectiva humana em todas as etapas através da criação de sistemas interativos. Batizada como Human Centered Design (HDC), a metodologia gera soluções que incluem modos de interação, organizações, produtos e serviços para a criação de ideias potenciais, verificar a eficiência de projetos e compreender a situação das organizações.

"A tecnologia disponível nos dias de hoje é relativamente barata e permite que organizações escalem suas soluções de forma exponencial. Cada vez mais, os indivíduos são seres conectados com computadores poderosos em suas mãos. No entanto, ainda precisam elaborar soluções que sejam significativas para eles. Diante disso, as organizações precisam se apropriar do uso de metodologias e abordagens que permitam compreender suas necessidades reais e aplicá-las de forma racional", explica Marco Antonio da Silva, cofundador do Garage Criativa, laboratório de inovação que ajuda empresas em seus processos de transformação digital e que utiliza o HDC.

Segundo os especialistas, o HDC permite que os dados sejam transformados em ideias, proporcionando agilidade e eficácia para a criação de novas soluções. É uma nova maneira de corresponder às expectativas dos clientes, bem como de manter o diálogo com a empresa e a satisfação dos colaboradores.

"Pesquisando, encontrei um case aplicado pelo IDEO, empresa do Tim Brown e David Kelly, que utilizou o Design Thinking e o Human Centered Design para contextualizar um projeto da maneira correta. Foi o caminho que segui. O diagnóstico foi fantástico. Por meio da metodologia, conheci novas formas de compreensão de uma cultura organizacional. Aprendi a enxergar cada detalhe, informação e números como parte de uma instituição" completa o cofundador do Garagem Criativa.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail