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Por que KPIs são essenciais para a integração de sistemas

Como você toma um caminho bem sucedido para a integração de sistemas? Simples: incluindo quatro indicadores de desempenho críticos para o projeto

Stephan Romeder *

15/12/2016 às 7h23

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Os projetos de integração de sistemas (SI), se bem feitos, podem
proporcionar um grande impulso à produtividade das empresas, eliminar a
entrada repetitiva de dados, colocar as informações corretas necessárias
à disposição do usuário, melhorar e eficiência e o atendimento ao
cliente.

Empresas usam os indicadores chave de desempenho em vários níveis dos
negócios, em tudo. Desde um aumento nas receitas de vendas, margens de
lucro, volume de contas a pagar, rotação de estoques e taxas de
atendimento são medidas de produtividade que podem ser influenciadas
positivamente como resultados de projetos bem sucedidos de TI.

Então, por que a maioria das organizações negligencia a inclusão de
KPIs como parte de seu processo de planejamento de projetos de
integração de sistemas?

Há centenas de KPIs em diferentes departamentos que podem ser usados
para mostrar como os projetos de integração de sistemas economizam tempo
e dinheiro ao mesmo tempo em que melhoram a satisfação do cliente. Vale
a penas levar um tempo para calcular os que são mais relevantes para o
seu projeto.

Aqui estão quatro razões porque KPIs devem ser uma parte essencial de seus planos de integração de sistemas.

Amplia o escopo de seu projeto - Quando os KPIs
são calculados nos estágios iniciais do projeto, novas oportunidades
para melhorar a eficiência podem ser descobertas. Por exemplo, ao
automatizar o processo de vendas, também poderia também haver benefícios
adicionais para finanças, incluindo uma redução nos dias de vendas em
aberto, redução no tempo de coleta de contas a receber e redução no
tempo de fechamento de contas. Se os analistas financeiros são
envolvidos, explorando todos os benefícios adicionais, os processos de
negócios adicionais podem ser incluídos no projeto, aumentando seu
impacto e valor para a organização.

Eleva o perfil da TI – Um dos desafios do
gerenciamento da TI é dar um salto: de ser percebido como um centro de
custo para se tornar um facilitador da transformação digital que pode
aumentar os resultados da organização. Ao traduzir os benefícios do
projeto de integração de sistemas em KPIs, os benefícios que a TI traz
para a organização tornam-se claros.

Por exemplo, projetos de integração de sistema de gestão ERP podem
resultar em custos de estoque reduzidos, tempos de ciclos de
planejamento mais rápidos, melhoria das taxas de atendimento e menor
quantidade de pedidos atrasados, além de garantir dados de produtos mais
acessíveis, relevantes e precisos. Estes KPIs serão mais eficazes para
chamar a atenção de um executivo do que simplesmente dizer que um
projeto de integração levará o prazo “x” e custará “y”.

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Acelera o processo de aprovação – Fornecer o ROI usando
KPIs acelera a aprovação dos projetos pela administração e finanças.
Uma vez que os números sejam gerados como um esforço da equipe com os
gestores de negócios, haverá o buy-in necessário da gestão de frente que
irá aumentar a credibilidade, urgência e prioridade do pedido de
aprovação.

Trabalha os problemas antecipadamente - Projetos
de integração de sistemas tem uma reputação de se tornarem complicados.
O cálculo de KPIs antecipadamente exige requisitos de sistemas mais
detalhados. Para estimar os benefícios da melhoria da eficiência, cada
processo que é automatizado precisa ser examinado cuidadosamente. Essas
revisões detalhadas podem descobrir novas informações que poderiam
resultar em surpresas desagradáveis.

Trabalhar lado a lado com os gestores de negócios para definir KPIs
para medir o valor do projeto aumenta as chances de sucesso do projeto.
Incluir KPIs com um plano de negócios certamente irá também aumentar o
valor do projeto e posicionará o departamento de TI com parceiro
estratégico da gestão e ajuda a tecnologia a fazer o que faz melhor:
fazer um negócio ser melhor e mais rentável.


 

(*) Stephan Romeder é Managing Director da Magic Software Europe

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