Home > Gestão

Por que a computação de alto desempenho mudou para a nuvem

Por que comprar quando você pode alugar? Especialmente quando o que você pode alugar faz muito mais do que o que você pode comprar?

David S. Linthicum, InfoWorld/EUA

25/07/2018 às 9h35

high performance_421744570.jpg
Foto:

Dois relatórios recentes,  da Intersect360 Research e Hyperion Research, mostram que o mercado de computação de alto desempenho atingiu um ponto de inflexão. O segmento de nuvem inclui Microsoft, Amazon Web Services e Google.

A Intersect360 diz que os gastos em nuvem de alto desempenho por clientes de computação de alto desempenho cresceram 44% de 2016 para 2017, atingindo US $ 1,1 bilhão - muito mais rápido que o crescimento no mercado de computação de alto desempenho tradicional.

Os dois motivos relacionados para a adoção mais rápida da computação de alto desempenho na nuvem são bem claros para mim.

Primeiro, a maioria dos hardware de computação de alto desempenho on-premise envelheceu mal, com recursos claramente inferiores em comparação ao novo hardware de computação de alto desempenho nas nuvens públicas. É muito mais barato usar o serviço de computação de alto desempenho de uma nuvem pública em vez de substituir os servidores de computação de alto desempenho em seu datacenter.

Além disso, as áreas de TI - mesmo aquelas que resistiram à nuvem - enfrentam limitações orçamentárias, de modo que não podem comprar tantos equipamentos de alto desempenho para uso on-premise.

Em segundo lugar, os recursos da plataforma fornecidos pela nuvem pública são muito atraentes. Com o surgimento da computação sem servidor , da computação baseada em container e do Machine Learning , os sistemas de computação de alto desempenho podem facilmente combinar serviços conforme necessário, sendo a integração desses serviços um processo relativamente simples.

De fato, como outras razões pelas quais as empresas estão escolhendo a nuvem, não se trata mais de infraestrutura e sim dos recursos oferecidos pela plataforma.  Lâminas de barbear precisam de lâminas de barbear. E essas navalhas estão na nuvem, não no datacenter.

Suspeito que a computação de alto desempenho on-premise continuará a ser um mercado de nicho, com os principais usuários pesquisando, processando gráficos e outros casos de uso nos quais as empresas se envolvem quando precisam. A capacidade de usar a computação de alto desempenho como um serviço, por meio de uma nuvem pública, é muito atraente. A nuvem pública é muito barata, boa demais e tentadora demais.

altaperformance

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail