Home > Tendências

Pensando em construir um projeto de Blockchain? Melhor esperar até 2021

Quando o assunto é blockchain, gerentes de produto devem considerar a rápida evolução e a obsolescência precoce dessa tecnologia, alerta o Gartner

Byron Connolly, CIO AU

04/06/2019 às 17h12

Foto: Shutterstock

O Gartner projeta que 90% das implementações atuais de blockchain corporativas precisarão ser substituídas até 2021 para permanecerem competitivas, seguras e evitarem a obsolescência.

O mercado de plataformas blockchain é composto de ofertas fragmentadas que, frequentemente, se sobrepõem ou são usadas de forma complementar, o que deixa escolhas tecnológicas mais difíceis e confusas por parte dos tomadores de decisão de TI, salientou o diretor de pesquisa do Gartner, Adrian Lee.

“Somado a isso, os fornecedores de plataformas blockchain geralmente usam um discurso de venda que não responde aos casos de uso e aos benefícios de negócios buscados pelo comprador”, disse Lee.

A palavra ‘transações’, por exemplo, é a mais mencionada em relação ao blockchain nesses discursos de venda, seguida por 'seguro' e 'segurança'. “Embora essas possam ser funções da tecnologia de blockchain, os compradores ainda estão confusos sobre como essas capacidades são alcançadas ou sobre quais benefícios o blockchain adiciona em comparação a processos existentes”, ele acrescenta.

Lee explica que as plataformas blockchain são plataformas emergentes e, por isso, são quase indistinguíveis, em alguns casos, da tecnologia core de blockchain.

“Muitos CIOs superestimam as capacidades e benefícios de curto prazo do blockchain como uma tecnologia para ajudá-los a alcançar suas metas de negócios, criando assim expectativas irreais ao avaliar ofertas de fornecedores de plataformas e provedores de serviços blockchain”.

O Gartner prevê que o valor de negócio agregado pela blockchain aumentará para pouco mais de US$ 176 bilhões até 2025, mas deve ultrapassar US$ 3,1 trilhões até 2030.

"Os gerentes de produto devem se preparar para a rápida evolução, a obsolescência antecipada, um cenário competitivo em transformação, a consolidação futura de ofertas e a falha potencial de tecnologias e funcionalidades em estágio inicial no mercado de plataformas blockchain", observou Lee.

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail