Home > Gestão

Paraná cria sistema de orçamento eletrônico

Companhia de Informática do Paraná, que desenvolveu o sistema, diz que a intenção foi desenvolver uma ferramenta para planejar, acompanhar e controlar o uso dos recursos

Redação do COMPUTERWORLD

13/02/2008 às 16h48

Foto:

Todos os órgãos e unidades governamentais responsáveis pelo planejamento orçamentário do Estado têm agora à sua disposição um novo sistema eletrônico desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) em software livre.

A empresa diz que a intenção foi desenvolver uma ferramenta para planejar, executar, acompanhar e controlar com eficiência e eficácia a correta utilização dos recursos do Estado. Segundo o órgão, o fato do planejamento ser realizado trimestralmente vai aumentar a assertividade e a previsibilidade dos gastos públicos.

O sistema será utilizado para a elaboração do orçamento pelas diferentes unidades, mas permitirá também o acompanhamento da execução orçamentária já que estará integrado ao Sistema de Acompanhamento Financeiro (SIAF), inclusive com permissão para consulta on-line.

O Sistema de Programação Orçamentária (e-COP) facilitará a adaptação das unidades aos novos procedimentos de planejamento do orçamento, que agora é feito trimestralmente e não uma vez por ano.

De acordo com a Celepar, o novo sistema permitirá relacionar todos os projetos-atividades, solicitação e análise de programação de investimentos e despesas, cadastramento de agrupadores, emissão de relatórios da programação da unidade, do projeto-atividade do órgão estadual, acompanhamento das rotinas de cargas orçamentárias de despesas e obras, consulta a histórico de programações, entre outras funcionalidades.

Para o coordenador de Orçamento da Secretaria de Planejamento João Otávio Faria Borges de Sá, o e-COP é uma ferramenta adequada ao controle do planejamento orçamentário, financeiro e patrimonial dos órgãos da administração pública, que além de agilizar a elaboração do orçamento, vai otimizar a programação financeira e padronizar métodos e rotinas de trabalho relativas à gestão dos recursos públicos.

A apresentação do e-COP, que incluiu um treinamento básico, foi feito no final de janeiro em Curitiba e reuniu mais de 200 funcionários que integram os Grupos de Planejamento Setorial (GPS), responsáveis pela alimentação do sistema que entrará em operação ainda neste mês de fevereiro.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail