Home > Tendências

Para criar um projeto de IA bem-sucedido, responda a estas 5 perguntas

Para criação de projetos de sucesso, CIOs precisam ter consciência das opções, riscos e dificuldades a serem enfrentadas

Da Redação

10/09/2019 às 8h00

Foto: Shutterstock

A maioria dos projetos corporativos envolvendo tecnologias de inteligência artificial (IA) não está alcançando resultados positivos, segundo o Gartner. De acordo com um levantamento global, mais da metade das iniciativas sequer chegaram a ser implementadas ou colocadas em produção.

Conforme apontado pela consultoria, é comum que as empresas subestimem a complexidade das soluções de IA. Durante a pesquisa, o Gartner descobriu que 81% das organizações que estavam planejando projetos de implantação de IA se mostravam confiantes de que o objetivo de lançamento se daria em dois anos. No entanto, quase 60% afirmaram que o lançamento poderia demorar o dobro do tempo do que o previsto inicialmente.

Para a criação de projetos de sucesso, os CIOs precisam ter consciência das opções, riscos e dificuldades a serem enfrentadas, buscando as soluções mais adequadas para os seus objetivos. Pensando em orientar a criação de projetos de IA, os analistas do Gartner elaboraram cinco questões fundamentais que os líderes devem saber responder antes de colocar em prática as suas iniciativas.

1. Quais são os problemas de negócios a serem resolvidos com o projeto?

Identificar os problemas que precisam ser resolvidos e entender quais operações podem ser aperfeiçoadas com a IA é essencial para que o projeto seja bem-sucedido. Para isso, as lideranças devem analisar quais os desafios que podem ser corrigidos com a tecnologia e quais oportunidades a IA é capaz de gerar.

2. Qual é o resultado esperado para a rotina de negócios?

Para direcionar o trabalho para o sucesso, é preciso definir objetivos e indicadores para quantificar os resultados esperados. Como as práticas de IA são mais difíceis de prever, a indicação é que as empresas se mantenham abertas para uma abordagem experimental. Em geral, as organizações investem na tecnologia para aumentar a agilidade, melhorar a experiência do cliente e reduzir custos. Por isso, os CIOs devem definir o estado atual da companhia, criar métricas e acompanhar as mudanças durante e após a conclusão do projeto.

3. Quais profissionais farão parte da ação?

É comum projetos falharem por problemas com a equipe. Para o sucesso, é necessário contar com os talentos certos e montar um time multifuncional com especialistas em negócios, profissionais de TI e cientistas de dados. Além disso, a equipe deve ter autonomia para tomar decisões e fazer parte de um processo de transformação da cultura corporativa, focando na colaboração, compartilhamento, comunicação e transparência com toda a empresa.

4. Quais são as opções de IA no mercado?

Segundo o Gartner, a maioria das soluções de IA está disponível há décadas, portanto, nem todas são adequadas aos negócios. Pensando em minimizar os erros, sugere-se que os CIOs explorem as diversas opções e escolha uma tecnologia de alto desempenho que seja viável para a empresa.

5. A empresa está pronta para operar a solução e aproveitar ao máximo a tecnologia?

Para além da aquisição de soluções de inteligência artificial, as empresas devem acompanhar a evolução da tecnologia, planejar a sua aplicação e adaptar os negócios. Para isso, é preciso contar com disciplina e gerenciamento para que o projeto funcione de forma constante, seja seguro e monitorado.

Além de responder a essas perguntas, a liderança deve investir na educação da equipe do projeto sobre as potencialidades da tecnologia, estabelecer disciplina para o gerenciamento contínuo das soluções de IA implantadas e analisar se é melhor comprar, terceirizar ou construir a própria solução.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail