Home > Carreira

Para CFOs, migrações para a nuvem são impactadas pela falta de talentos

Pesquisa da Sage mostra que líderes financeiros temem que a cultura não dê conta da transformação digital

Da Redação

04/02/2020 às 18h00

Foto: Shutterstock

Os CFOs estão enfrentando desafios com a transformação digital. Embora haja otimismo com as automações, muitos líderes financeiros estão demonstrando incertezas sobre o futuro.

Leia também na IT Trends

Para compreender como os profissionais do setor financeiro estão gerenciando a transformação, a provedora de soluções em nuvem Sage realizou uma pesquisa nos Estados Unidos e Canadá. Segundo os dados, os participantes relatam compreender o valor das novas tecnologias, mas possuem preocupações sobre as competências dos colaboradores.

O estudo constatou que 90% dos CFOs automatizaram alguns processos para aumentar a eficiência, obtendo maior produtividade. Ao mesmo tempo, 82% afirmaram que os colaboradores da equipe não estão prontos para mais automações.

CIO2503

E-book por:

Marc Linden, vice-presidente executivo da Sage, afirma que a falta de prontidão cultural pode retardar a adoção de novas tecnologias e dificultar a a obtenção de melhores resultados com a transformação digital", disse Marc Linden. Dessa forma, o risco é que as empresas fiquem presas em uma fase de "automação insuficiente", na qual alguns cargos são substituídos sem que haja novas oportunidades para os trabalhadores com a transformação dos processos de negócios.

O outro risco da lentidão é a perda de receita. Uma pesquisa da Accenture constatou que as empresas que adotam abordagens conservadoras para implementar novas tecnologias perderam US$ 2 bilhões em valor em 2018. Em outra descoberta contraditória, 72% dos entrevistados disseram que não transferiram as operações para a nuvem por preocupações de segurança, mas apenas 20% veem o ROI em soluções de segurança cibernética.

Durante o levantamento, a Sage encontrou diversos conceitos errados sobre a tecnologia, incluindo 60% dos entrevistados dizendo que a nuvem é apenas dedicada à geração de millennials. Além disso, 64% afirmaram que a necessidade de aprender novas habilidades é um dos maiores motivos para a não implementação de serviços baseados em nuvem.

Segundo os autores do relatório, a tecnologia está afetando inegavelmente o papel do CFO, mas os líderes financeiros ainda estão lutando para entender onde a nuvem pode ter maior impacto.

Fonte: TechRepublic

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail