Home > Gestão

Para além do salário: 5 maneiras de atrair os melhores talentos

CEO Latam da Robert Walters oferece dicas de como garantir que seu processo de contratação atenda às expectativas dos candidatos

Da Redação

09/02/2020 às 10h47

Foto: Shutterstock

Companhias e os departamentos do RH têm quebrado a cabeça para encontrar diferentes formas de atrair e reter talentos em tecnologia. Afinal, dada a crescente digitalização, os talentos em TI são cada vez mais disputados. Para muitos candidatos, o salário não é o único fator considerado quando se aceita uma nova oportunidade. Desde o oferecimento de oportunidades de voluntariado até a oferta de treinamentos de desenvolvimento, há muitas maneiras não-financeiras de atrair os melhores candidatos.

Leia mais na IT Trends

Na visão de Kevin Gibson, especialista em recrutamento e CEO Latam da Robert Walters, para além dos benefícios populares, os candidatos atualmente estão procurando por uma gama maior de vantagens. Na lista a seguir, o executivo dá algumas dicas sobre como garantir que seu processo de contratação atenda às expectativas.

Reputação da empresa

"Para atrair os melhores talentos do mercado, é essencial que as empresas criem um ideal de empresa onde os candidatos tenham vontade de trabalhar", diz Kevin. Como ele explica, empresas bem conhecidas por seus produtos e práticas de trabalho poderão atrair os candidatos mais fortes simplesmente por sua reputação. "Quando se trata do procedimento de contratação, invista tempo e esforço na criação de um processo eficiente de recrutamento que promova e reflita essa reputação", acrescenta. “Tudo, desde uma descrição de vaga bem trabalhada até a maneira como o candidato escolhido é recebido, deve refletir a empresa e seus valores.”

CIO2503

E-book por:

Cultura da empresa

"Estabelecer a cultura da empresa no ambiente de trabalho pode fazer toda a diferença quando se trata de convencer os funcionários de que essa cultura corporativa realmente existe ", diz Kevin. Ele explica que estabelecer uma cultura corporativa, pode ajudar a encontrar os funcionários certos e que se identifiquem de fato com o mesmo padrão de cultura. Kevin observa a introdução de vantagens menores, como roupas casuais, dar aos colaboradores o dia de folga para o aniversário ou até mesmo um almoço de time mensal, é uma ótima maneira de mudar gradualmente a cultura da empresa. “Essas mudanças muitas vezes podem ser difíceis de aceitar em locais de trabalho com uma cultura enraizada, mas podem tornar uma oportunidade significativamente mais atraente para os candidatos.”

Relações pessoais

Os gerentes de contratação devem ver as entrevistas como oportunidades para desenvolver boas relações interpessoais com os candidatos ”, sugere Kevin. Ele argumenta que os relacionamentos formados através do processo de entrevista podem, muitas vezes, fazer a diferença quanto ao fato de um candidato aceitar ou não uma oferta, uma vez que fornece uma ideia de quais relações de trabalho podem esperar dentro da função. “Fornecer treinamento relevante para gerentes de contratação antes do processo de entrevista para garantir que eles possam apresentar com sucesso a si mesmos e a empresa aos candidatos”, diz ele.

Realização pessoal

"Os funcionários não querem sentir que são simplesmente uma peça em uma máquina grande, querem se sentir importantes e saber que o trabalho deles está realmente fazendo a diferença", explica Kevin. Ele observa que esse sentimento de realização é cada vez mais importante quando se trata de atrair os melhores talentos. " Esses candidatos querem fazer uma diferença tangível e ser capazes de ver como o seu trabalho em particular afeta seu departamento e a empresa em geral.’’ Completa Kevin.

Progressão de carreira

"A perspectiva de desenvolvimento de carreira é muitas vezes fundamental na decisão de um candidato de aceitar uma oferta de emprego, por isso é essencial que as empresas procurem sinalizar todas as oportunidades disponíveis para o desenvolvimento profissional", aconselha Kevin. Ele explica que o estabelecimento de agendas de treinamento que se concentram no desenvolvimento das qualificações dos funcionários é uma ótima maneira de atrair os candidatos que pensam em desenvolver sua carreira a médio-longo prazo.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail