Home > Carreira

Papel do CIO muda, mas segue forte e estratégico, diz KPMG

Estudo indica que líderes de TI estão sob pressão, mas em posição privilegiada no cenário de transformação

Da Redação

17/07/2018 às 23h56

digital_242676826.jpg
Foto:

Camaleão. Essa é a definição do CIO de hoje, que segue em transformação. A conclusão é da 20ª edição da Harvey Nash/KPMG CIO Survey 2018, produzida pela KPMG, em conjunto com a Harvey Nash. De acordo com o relatório, que ouviu quase 4 mil líderes de TI em 84 países, os executivos não estão apenas ajudando a transformar organizações, mas os próprios líderes estão sendo transformados. Para muitos, há uma oportunidade real de crescer e ampliar sua influência. “Neste contexto de mudança, o papel do CIO continua tão forte como sempre”, revela o estudo. 

O relatório justifica que o CIO tem uma perspectiva única sobre o mercado e suas mudanças e, assim, segue em posição privilegiada quando o tema é a transformação. Ao mesmo tempo em que há oportunidades, há, naturalmente, pressões. Líderes de TI estão relatando menos satisfação no trabalho, e este ano o estudo apontou um potencial nivelamento na estratégico influência do papel do CIO. 

O crescimento do Digital e outros desafios, por outro lado, são para muitos uma oportunidade. CIOs de sucesso estão trocando o controle para influenciar e encontrar novas maneiras de navegar em um ambiente incerto. 

E quando o assunto é transformação, as empresas continuam investindo em estratégia digital. Apesar deste investimento, oito em cada dez CIOs consideram suas estratégias digitais apenas moderadamente eficaz. 

O investimento em nuvem continua crescendo com quase três quartos dos líderes de TI relatando investimentos moderados ou significativos nesse item. O investimento em tecnologias móveis também está em alta. Já novas tecnologias, como blockchain, realidade virtual e automação de processos robóticos, são o foco de apenas uma pequena parcela do investimento.

A Inteligência Artificial (IA), no entanto, é a área de mais rápido desenvolvimento, de acordo com o estudo, com sete entre dez líderes buscando a tecnologia como parte de seus planos e um quarto das empresas fazendo investimento moderado em soluções de IA no momento. 

ciodigital

Universo digital
Segundo o levantamento, as três prioridades dos líderes digitais no momento são, nessa ordem, desenvolver produtos inovadores, garantir a estabilidade da TI e aprimorar a experiência do cliente. Já as top três iniciativas para crescimento sãio, respectivamente, aprimorar a cibersegurança, gerenciar o risco operacional e compliance e aprimorar os processos de negócios. 

O estudo indica que empresas que estão fazendo sucesso no digital estão colocando o cliente no centro de suas estratégias e encontrando formas de investir em tecnologias rentáveis. CIOs que focam nessas atividades têm uma posição mais forte e têm mais capacidade de articular a estratégia digital e ganhar suporte do board, revela. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail