Home > Gestão

Os 10 profissionais de tecnologia mais desejados em 2020 (e como contratá-los)

De cientistas de dados a engenheiros, há uma verdadeira batalha pelos melhores talentos de TI. Veja o que procurar - e o que oferecer

Sarah K. White, CIO EUA

14/01/2020 às 8h00

Foto: Shutterstock

Enquanto as empresas lutam para se adaptar ao novo mercado de trabalho de TI, um dos seus principais desafios é descobrir o que devem fazer para atrair os melhores talentos em tecnologia. Para alguns líderes, isso significa obter vantagem na contratação para os cargos mais demandados deste ano, que variam de posições focadas em dados a posições de segurança, de acordo com o relatório salarial de TI para 2020 da Robert Half Technology.

Leia mais na IT Trends

Embora a Robert Half Technology reconheça que diversas variáveis afetarão os salários oferecidos aos candidatos, incluindo concorrência, localização, cultura corporativa e orçamentos, há certos pontos que você deve levar em consideração para garantir a contratação do profissional que deseja.

Confira os 10 cargos que devem ser de grande demanda em 2020, bem como as habilidades e experiências que você deve avaliar durante o processo seletivo.

Arquiteto de IA

A inteligência artificial (IA) está se tornando cada vez mais comum nos negócios e na vida dos consumidores. Em 2020, as empresas estarão em busca de trabalhadores qualificados para ajudar a atender à demanda por produtos e serviços habilitados para IA. A maioria das organizações procura um arquiteto de IA que possua pelo menos um mestrado em ciência da computação, ciência de dados ou IA, além de experiência anterior com dados ou análises.

Candidatos com conhecimento de aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, integração de IA, programação de aplicativos de IA e experiência em gerenciamento de mudanças estão em alta demanda. Você deseja contratar um arquiteto de IA que possa entender os conceitos técnicos - mas também é importante que eles tenham habilidades de comunicação e liderança.

Habilidades e experiência desejáveis:

  • Aprendizado de máquina e habilidades de processamento de linguagem natural
  • Pensamento estratégico, gestão de tempo e habilidades organizacionais
  • Conhecimento de programação de aplicativos de IA
  • Experiência com gerenciamento de mudanças

Analista de Business Intelligence

Os analistas de BI precisam de experiência em tecnologia de banco de dados, análise e ferramentas de relatórios. As empresas geralmente procuram candidatos com um diploma de bacharel em ciência da computação, sistemas de informação ou engenharia. Você deseja contratar alguém com as habilidades certas para entender as necessidades exclusivas da sua empresas e para comunicá-las às partes interessadas. É uma profissão com crescente importância conforme as empresas passam da coleta para a compreensão dos dados.

Habilidades e experiências desejáveis:

  • Experiência com consultas de banco de dados
  • Stored Procedure
  • Processamento analítico online (OLAP)
  • Tecnologias de cubo de dados
  • Fortes habilidades de comunicação (escrita e verbal)

Arquiteto de nuvem

Os arquitetos de nuvem supervisionam a estratégia de cloud computing da empresa e são responsáveis ​​pela implantação, gerenciamento e suporte de aplicativos em nuvem. Esses profissionais geralmente têm grande entendimento sobre diversos sistemas operacionais, além de habilidades de rede, programação e segurança.

As empresas devem procurar pessoas com um profundo conhecimento de serviços em nuvem, como Amazon Web Services, além de experiência em ITSM, I&O, governança, automação e gerenciamento de fornecedores.

Habilidades e experiência desejáveis:

  • Conhecimento de tecnologias de nuvem e princípios de arquitetura de edge
  • Experiência com dimensionamento de aplicativos na nuvem
  • Compreensão do custos, desempenho e arquitetura dos sistemas em nuvem
  • Habilidades de colaboração e comunicação

Especialistas em dados

Os especialistas em dados estão em alta demanda, pois as empresas vêm utilizando mais dados do que nunca. Hoje, as organizações precisam de cientistas, analistas e engenheiros de dados para ajudar a armazenar, classificar e analisar os dados coletados. Os dados podem ser altamente confidenciais - portanto, é importante ter funcionários que possam usar essas informações valiosas sem colocar a empresa em risco. Dependendo da função, convém encontrar candidatos com diplomas que variam de bacharel em ciência da computação ou ciência de dados a candidatos com doutorado com ampla experiência em programação.

Ao contratar especialistas em dados, as habilidades e a experiência que você valoriza também dependerão do seu setor e do tamanho, escopo e especificidades da estratégia de dados da sua empresa.

Habilidades e experiência desejáveis:

  • Experiência na coleta e processamento de dados brutos
  • Capacidade de fornecer informações sobre conjuntos de dados e comunicar insights aos líderes de negócios
  • Identificar novas fontes de dados para a organização
  • Experiência em trabalhar com equipes de tecnologia e engenharia em projetos de integração de dados

Desenvolvedor (web, software, mobile)

Os desenvolvedores Web, de software e dispositivos móveis são responsáveis ​​por projetar, desenvolver, implementar, testar e manter sistemas de software. O trabalho requer codificação, design e construção de aplicativos, sites ou aplicativos móveis, trabalhando com diversas linguagens de programação , como C #, C ++, HTML, Java, Microsoft .NET e SQL Server.

Os desenvolvedores precisam ser capazes de entender os requisitos do cliente e fornecer recomendações para melhorar aplicativos para garantir que atendam às necessidades do usuário.

Habilidades e experiência desejáveis:

  • Conhecimento de múltiplas linguagens de programação
  • Habilidades analíticas e técnicas
  • Fortes habilidades de comunicação
  • Bacharelado em Ciência da Computação
  • Certificações e experiências de trabalho anteriores

Engenheiro DevOps

As práticas DevOps incentivam a implantação mais rápida de códigos, com menos falhas na implantação; portanto, mais empresas estão contratando engenheiros com experiência em DevOps para supervisionar a codificação, scripts e desenvolvimento de processos. Esses profissionais geralmente gerenciam a infraestrutura de TI, provisionam recursos, supervisionam os testes de software e monitoram o desempenho após o lançamento. Também ajudam a simplificar as atualizações de código, permitindo que as empresas ajustem e melhorem continuamente os processos na organização para obter a máxima eficiência.

Habilidades e experiência desejáveis:

  • Habilidades de codificação e script
  • Habilidades de automação, gerenciamento de dados e operações de TI
  • Conhecimento profundo das melhores práticas DevOps
  • Comunicação forte e habilidades interpessoais

Profissionais de suporte técnico

Para empresas voltadas ao cliente, o suporte técnico é uma parte importante da administração. Como primeira linha para o atendimento ao cliente e resolução de problemas, os funcionários de suporte técnico precisam ter habilidades específicas. A Robert Half Technology divide o papel de suporte técnico em três níveis, já que a descrição e os requisitos do cargo podem variar significativamente com base nos negócios.

Habilidades e experiência desejáveis:

  • Nível 1: para cargos de nível iniciante que exigem menos de dois anos de experiência, um diploma universitário ou curso em escola técnica
  • Nível 2: para cargos que exigem dois a quatro anos de experiência, um diploma de dois anos e experiência profissional relevante
  • Nível 3: quatro ou mais anos de experiência em ambiente de suporte técnico, diploma de bacharel em área relacionada e certificações profissionais

Administrador de rede ou nuvem

Os administradores de rede são responsáveis ​​por manipular protocolo LAN / WAN, software e hardware, bem como ​​por trabalhar em projetos de nuvem e serviços e aplicativos de rede que suportam as iniciativas de cloud na empresa. Ambas as posições gastam muito tempo na resolução de problemas e geralmente precisam estar de plantão em casos de emergência ou falha. O que você deve procurar dependerá da extensão das necessidades da sua rede, mas existem certas habilidades e certificações que podem ajudá-lo a encontrar os colaboradores mais qualificados.

Habilidades e experiência desejáveis:

  • Habilidades para solução de problemas e comunicação
  • Habilidades analíticas e de diagnóstico
  • Disponibilidade para plantões após o expediente
  • Certificações profissionais

Profissional de segurança (dados, informações, rede, sistemas, nuvem)

Os profissionais de segurança de dados, informações, sistemas, rede e nuvem estão em alta demanda, pois as empresas dependem cada vez mais dos dados para as suas operações comerciais diárias. Esses profissionais de TI garantem que as iniciativas corporativas permaneçam protegidas contra possíveis ameaças dentro e fora da organização. Eles também têm a tarefa de se manter em dia com os regulamentos de conformidade do setor, com as futuras tendências de segurança e garantir que o hardware, o software e as redes da empresa permaneçam seguros.

Habilidades e experiência desejáveis:

  • Capacidade de comunicar e implementar políticas e procedimentos de segurança
  • Gerenciar auditorias de segurança, ameaças e vulnerabilidades
  • Experiência com sistemas de segurança e documentação de falhas e outros incidentes
  • Conhecimento das leis e regulamentos de conformidade para a indústria

Administrador de sistemas

Como a maioria dos trabalhos em TI, um administrador de sistemas deve demonstrar fortes habilidades para a resolução de problemas, comunicação e análise. Mas o profissional também precisa de conhecimentos técnicos sobre hardware e software específicos da empresa. O que você precisa de um administrador de sistema varia de acordo com os serviços, hardware e software em que você trabalha.

Habilidades e experiência desejáveis:

  • Experiência com servidores, backup e recuperação e instalação, aplicação de patches e atualização
  • Experiência com solução de problemas de hardware, software e rede
  • Diploma de bacharel em ciência da computação ou certificação técnica

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail