Home > Tendências

Organizações Ágeis e o modelo We Working: tudo a ver

Para empresas moldadas entre paredes e divisórias, pode ser difícil entender e aceitar um modelo mais flexível de trabalho. Há, contudo, muitos benefícios para os colaboradores

Enio Klein *

14/11/2018 às 14h43

agile_387462016.jpg
Foto:

O ambiente organizacional está sendo reconstruído por novos modelos de trabalho, influenciados por mudanças nos fatores demográficos e pela mistura de gerações.

Fortemente influenciada pelas novas tecnologias, a nova força de trabalho se organizará em equipes criadas sob demanda, de alto desempenho, que terão, no fim do dia, o objetivo principal de prover excelentes experiências e alto valor a seus clientes.

Organizações ágeis são as empresas que atingirão a maturidade no desenvolvimento desses novos modelos, chamados de We Working pelos analistas especializados.

Elas são capazes de perceber e responder rapidamente às mudanças de mercado. Este senso de prontidão requer vencer grandes desafios:

- A Transformação Digital está aí. Quais são os desafios de sua organização para se destacar neste novo ambiente de negócio?

- Qual a melhor maneira para desenhar a jornada de transformação através da cultura organizacional, tecnologia e dados?

- Como iniciar, escalar e sintetizar a aplicação dos princípios e das práticas ágeis - fundamentais nesta transformação - em sua organização?

- Por que diversificar o DNA organizacional para elevar o potencial de geração de ideias, capacidade e confiança de realizá-las?

agile

Para uma empresa moldada entre paredes e divisórias, pode ser difícil entender ou até aceitar um modelo mais flexível de trabalho. Há, contudo, muitos benefícios para os colaboradores que estão em busca de mais autonomia, menos tempo perdido para se locomover até o local de trabalho e, principalmente, um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Pode ser um fator decisivo para se reter um talento e atrair competências das novas gerações ou especialidades em qualquer geografia. Por outro lado, o Manifesto Ágil preconiza reuniões ou encontros que recomendam a presença física dos membros das equipes. Você precisa conhecer o conceito do Digital Workplace, ou ambiente digital de trabalho. Será uma jornada de transformação onde o profissional de RH será o protagonista!

 

(*) Enio Klein é professor de Vendas e Marketing na Business School São Paulo

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail