Home > Tendências

O sucesso da Transformação Digital passa por uma boa dose de ousadia

Segundo dados da IDC, um em cada três CEOs das três mil maiores empresas da América Latina tem a transformação digital como base de sua estratégia corporativa para este ano. Como ter sucesso?

Alexandro Barsi *

22/10/2018 às 9h11

Digitaltransformation625Ma.jpg
Foto:

Para
que aconteça qualquer transformação é necessário arriscar. E para
arriscar é preciso uma boa dose de empenho e ousadia. Vivemos uma era em
que a constante mudança não nos dá mais a opção de permitir ou não a
transformação. Seja nas nossas vidas pessoais, seja nos rumos que
seguimos na condução dos negócios. Porém, percebo que ainda há muita
resistência por parte de empresários para realizar esses ajustes e
passar por novos processos de convencimento que visem à transformação.
Essa condição precisa mudar.

Um
dado preocupante. 46% das empresas brasileiras afirmam que um dos
desafios da transformação digital se dá por falta de visão estratégica,
segundo estudo realizado pela consultoria KPMG. Ou seja, observando o
cenário como um todo, o nível de conhecimento sobre o tema é
extremamente superficial, sobretudo entre os líderes de grandes
companhias. E isso é muito grave, uma vez que se cria um ambiente
desfavorável para a transformação digital. A falta de líderes digitais
nas empresas tradicionais impede o surgimento de novos modelos de
negócio.

Por
isso reforço: para arriscar é preciso ousar. Se muitos diretores
entendem a importância da transformação digital nos rumos das empresas, a
maioria ainda engatinha nesse processo. Segundo dados da IDC, um em
cada três CEOs das três mil maiores empresas da América Latina tem a
transformação digital como base de sua estratégia corporativa para este
ano. Ainda de acordo com a consultoria, em 2020, 60% de todas as
empresas terão articulado completamente sua estratégia de plataforma
digital para toda a organização e estarão em processo de implementar tal
estratégia. É mandatório que essa percepção cresça rapidamente.

Mas
entre os que já possuem essa consciência, o que os impedem de avançar?
De novo, arriscar. Se manter atualizado em um ambiente digital e em
constante e rápida atualização não é tarefa fácil. O entendimento dessas
novas tecnologias pressupõe tempo. E a busca por resultados imediatos
impede isso, na visão de muitos diretores. Somado a isso, a necessidade
de investimentos financeiro na adoção dessas tecnologias e falta de
percepção clara de seu resultado também jogam contra. Como justificar o
direcionamento de recursos em tecnologias que estão em constante
evolução? Isso também pode ser bastante arriscado, argumentam esses
líderes.

Todos
esses argumentos são válidos e devem ser levados em consideração, porém
em certo ponto refutados. A principal preocupação dos gestores nos
últimos anos, no Brasil, foi com a sobrevivência do negócio. O cenário
era receita em queda e despesas crescentes. Essa é uma consequência
natural entre as empresas. Entretanto, dificuldades assim sempre vão
existir e não devem servir como impeditivo para uma estratégia de
transformação digital no core-business das empresas. Esses ajustes devem ser feitos. Do contrário, daqui a pouco, a preocupação será o tempo perdido.

digitaltransformation3

Por
isso, aproveite o cenário atual e ouse. Não se trata de competir com
companhias que já possuem no seu DNA uma visão digital, mas de se
adaptar com a realidade. Para isso, é preciso ir ao encontro do velho
mundo com o novo mundo. Ou seja, as empresas precisam atualizar não
somente suas tecnologias, mas também seus modelos de negócios,
encontrando maneiras de se diferenciar com novos produtos e serviços.

Aqui
um ponto importante: sem a reformulação da tecnologia e a capacidade
desta de se adaptar constantemente, dificilmente as companhias
conseguirão se tornar competitivas a ponto de atender as demandas e
expectativas de seus consumidores. Em um ambiente em que a transformação
digital se relaciona de forma inerente às mudanças do ambiente de
negócios, é vital que essa seja implementada. A falta de incentivos não
será justificada por muito tempo.

Todo
negócio parte para a jornada da transformação digital de diferentes
pontos. Independente dos objetivos que se almejam, das soluções
tecnológicas que devem ser adotadas e a forma como estas serão
implementadas, o conflito é um só. Todos estão no mesmo dilema.
Aprender, ajustar e ousar, buscando parceiros qualificados, ferramentas
adequadas e liderança para essa trajetória farão todos os investimentos
se justificarem.    

 

(*) Alexandro Barsi é sócio-fundador e CEO do Verity Group

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail