Home > Tendências

O que são Kubernetes e por que você deve apostar neles?

Diretora de Engenharia do Google explica tecnologia e porque ela está agora ganhando escala

Déborah Oliveira

12/04/2019 às 15h58

Foto: Shutterstock

Kubernetes são o tema do momento. Trata-se de uma plataforma open source, que automatiza e faz a orquestração de containers Linux, eliminando grande parte dos processos manuais necessários para implantar e escalar aplicações em containers. A tecnologia ganhou destaque com a evolução da nuvem, uma vez que a plataforma hospeda aplicações nativas em cloud.

Os Kubernetes foram criados originalmente pelos engenheiros do Google, que tem sido grande difusor do tema. A plataforma é ainda complexa e relativamente nova para muitos desenvolvedores de software, incentivando os profissionais a aprender maneiras diferentes de escrever aplicativos, que serão executados de forma confiável em serviços de nuvem.

A Computerworld Brasil conversou com Jennifer Lin, diretora de Engenharia do Google, durante o Google Next, realizado nesta semana em San Francisco (EUA), para entender o significado dos Kubernetes para os negócios e identificar porque você deve apostar na plataforma. Confira o resultado deste bate-papo sobre o tema.

Computerworld Brasil - Como você explicaria para uma criança o que são Kubernetes?
Jennifer Lin - A tecnologia permite fazer novas coisas com seu computador, levando novos serviços para os usuários, assim como quando você assiste a um vídeo. Kubernetes tornam mais fácil introduzir serviços interessantes mais rapidamente e facilita o crescimento de empresas.

Para um usuário avançado de tecnologia, eu diria que Kubernetes provem mais formas para os desenvolvedores se moverem rapidamente e reduzir complexidades. Para um desenvolvedor em um mundo de containers, Kubernetes facilitam portar a aplicação para qualquer tipo de ambiente.

É realmente rodar em todos os lugares e isso é uma grande proposição de valor. Isso era inicialmente feito com container e dockers e o Google com Kubernetes fez ser possível gerenciar facilmente em escala global grandes ambientes de containers.

CW Brasil - Por que apostar em Kubernetes?
Jennifer - Se você quer contratar os melhores desenvolvedores, deve mirar Kubernetes. Os melhores desenvolvedores já estão nessa era. 99% das novas aplicações foram escritas em cargas de trabalho containerenizada. Empresas estão tentando mover suas aplicações rapidamente, inovar rapidamente e levar mais valor aos negócios. Fazer isso com o mesmo custo é um grande benefício.

CW Brasil - É um diferencial hoje ou é mandatório para qualquer tipo de negócio?
Jennifer - Kubernetes são sobre agilidade e crescimento. Empresas não podem fazer o que faziam antes da mesma forma. Os negócios estão sendo disruptados, estão mais ágeis e agora os competidores estão em todos os setores e em todos os lugares do mundo. Além disso, segurança é mais complexa e não se pode continuar fazendo tudo como há dez anos.

*A jornalista viajou a San Francisco (EUA) a convite do Google

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail