Home > Tendências

O que o XP SP3 traz ao Windows Server 2008?

As mudanças que o Service Pack 3 do XP traz para administradores de ambientes baseados em Server 2008

Jonathan Hassell

28/04/2008 às 21h23

windows.vista_int.jpg
Foto:

O Service Pack 1 do Vista foi lançado recentemente e o Windows XP Service Pack 3 está chegando ao Mercado. Então, em que você deve pensar se está planejando adotar o Windows Server 2008? Como as atualizações podem mudar o desenho geral dos sistemas?
Vamos olhar detalhadamente cada um deles.

Windows Vista Service Pack 1
Talvez a principal mudança para os usuários do Vista SP1 seja a melhora na cópia de arquivos entre máquinas com o Vista SP1 e o Windows Server 2008. Alguns testes mostraram uma melhora signigicativa quando comparada à versão anterior, tanto na transferencia de muitos arquivos pequenos, quanto na transmissão de um enorme arquivo único.
A melhoria não está restrita às transferencias entre o Vista SP1 e o Windows Server 2008. De acordo com teste realizado pela PC World, a transferências de arquivos entre o computador e discos removíveis (como um pen drive) também tornou-se mais rápida na versão atualizada.
Algumas outras melhorias diversas no Vista SP1 que devem interferer no ambiente Windows Sever 2008:
O Bitlocker, funcionalidade para criptografia de disco, agora suporta a encriptação de outros volumes além do HD
As impressões do Terminal Service foram melhoradas, especificamente quando a impressão é direcionada a uma impressora local
 
Windows XP Service Pack 3
A maior mudança no Windows XP Service Pack 3 para os administradores de ambientes baseados em Windows Server 2008 é a criação do suporte a Network Access Protection, ou NAP. A funcionalidade do Server 2008 permite que se defina critérios para o relacionamento entre as máquinas da rede, por meio de diversos métodos.
O Windows XP contém ainda os "system health agents" (SHAs) e os "system health validations" (SHVs) que permitirão que as políticas do NAP configuradas nas máquinas Server 2008 sejam usadas para verificar se um cliente atende às especificações do administrador. As versões anteriores do XP não incluiam essa capacidade, apesar de ela estar disponivel para downloadd posterior.
Além disso, a versão SP3 do XP não exige que você coloque a chave de segurança dos produtos durante o processo de instalação. O comportamento é parecido com o do Vista e do Server 2008. Assim que o sistema é instalado e está rodando, solicita ao usuário que coloque a chave de segurança no periodo de 3 a 30 dias, depedendo da versão do produto.

A última palavra
Apesar de não haver nada revolucionário nas atualizações do XP ou do Vista, algumas melhorias pequenas permitem que ambos funcionem melhor quando usados junto com o Server 2008. E são estas razões que devem colocar as novas versões no seu radar.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail