Home > Carreira

Dicas relevantes dadas por bons mentores de CIOs

O que alguns diretores de tecnologia aprenderam de realmente valioso com seus mentores para crescer na carreira

CIO (EUA)

06/05/2008 às 16h52

lider4_int.jpg
Foto:

Um bom mentor, ninguém esquece. Ou melhor, os profissionais não esquecem as lições que aprenderam com eles. Cinco CIOs compartilham os melhores conselhos que já receberam de seus mentores.

1-    Nunca pare de questionar.
Quando eu trabalhava para a marinha norte-americana um chefe antigo me disse um dia que se pessoas racionais se comportavam de maneira irracional, significava que você não tinha tanta informação como elas. Eu reclamava de algo e ele foi bastante claro comigo de que eu era muito jovem e não podia entender tudo. Para crescer, portanto, pergunte muito. – Lance Wilson, SVP e CIO, Assurant Health

2-    Seja decisivo.
Eu tive um ótimo mentor. Ele me disse que a velocidade para tomar uma decisão é uma das importantes qualidades de um executivo. Quando você deixa de ser um analista e desenvolvedor – alguém que tem todos os dados antes de tomar uma decisão – precisa entender que suas opiniões têm mais valor. Você atinge um nível em que está sendo pago para confiar em sua própria experiência. Se esperar por todos os dados, sempre, pode parecer indeciso ou fraco. – Robert Urwiler, SVP e CIO, Vail Resorts.

3-    Reconheça que você não sabe tudo.
Eu ainda tinha meus vinte anos e trabalhava como gerente corporativo de TI abaixo do CIO, na Melville, um conglomerado de varejo. Trabalhava na matriz da holding e eles haviam me mandado para uma missão nas divisões de lojas, para tentar unificar a área de TI. Era um peixe fora d’água, sem saber como ser diplomático ou como influenciar a mudança. Eu realmente não tinha o traquejo, mas eles confiaram no meu julgamento. O CIO era um ótimo homem do Mississippi. Um homem compreensivo, estilo irmão, que estava constantemente presente para rever como estava indo, os pontos positivos e negativos. – Steve Morin, CIO, TAC Worldwide Cós.

4-    Aprenda a ouvir
Um dos meus primeiros mentores me deu confiança porque me ouviu. Havia um projeto enorme que eu iria liderar. Eu disse, “e se eu falhar?” Ele disse, “você já fez projetos. Você os lidera muito bem. O que está causando essa hesitação?” Ele foi um ótimo mentor e me ajudou a superar aquilo. – Catherine Boivie, SVP de TI, Pacific Blue Cross.

5-    Trate todo emprego como se fosse o seu último
As pessoas geralmente vêem a posição atual como um degrau para a próxima e não abraçam a função e não fazem o melhor que podem. Mas eu aprendi que ao tratar seu emprego como se fosse o último, posso fazê-lo tornar-se bem mais interessante e complexo e me sentir contente. James Kane, diretor de programas de TI, Defense Group e ganhador do prêmio “Ones to watch,” da CIO

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail