Home > Tendências

O que podemos esperar do futuro do trabalho?

Dois terços das crianças que estão entrando na escola hoje terão empregos que ainda não existem. E algumas áreas já despontam como promissoras

IT Trends*

23/12/2019 às 18h00

futuro do trabalho
Foto: Shutterstock

Um dos clichês quando se fala nas mudanças do trabalho é apontar para profissões e ocupações que seriam impensáveis alguns anos ou décadas atrás. Que agricultor imaginaria, há cem anos, que as empresas contratariam equipes inteiras para trabalhar com marketing? Ou, para ficar num exemplo mais recente, quem diria nos anos 1990 que o negócio de criar e manter websites viraria uma indústria?

Somente dez anos atrás a ideia de uma carreira profissional desenvolvendo programas para telefones celulares seria impensável – mas, segundo uma estimativa da consultoria App Annie, daqui dois anos a economia dos aplicativos, sustentada por 6 bilhões de celulares e tablets, vai movimentar 258 bilhões de dólares.

Um relatório recente do Fórum Econômico Mundial afirma que dois terços das crianças que estão entrando na escola hoje terão empregos que ainda não existem. Mas, como disse celebremente o físico Nils Bohr, fazer previsões é muito difícil, especialmente sobre o futuro.

Mas quais são os empregos “do futuro” que já existem hoje? Examinar para onde caminha a tecnologia oferece algumas pistas reveladoras. Um bom ponto de partida é o tema da mudança climática, que levou à eleição da adolescente sueca Greta Thunberg como a Pessoa do Ano pela revista Time.

CIO2503

E-book por:

Segundo as projeções do departamento de estatísticas econômicas do governo americano, duas das ocupações que terão maior aumento no número de vagas entre 2016 e 2026 são as de técnicos em energia solar (crescimento de 105%) e energia eólica (96%).

Confira a análise completa na IT Trends*

*IT Trends é uma edtech que tem a missão de preparar e educar profissionais para a economia digital por meio de informação, análises e cursos

Leia também na rede IT Trends

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail