Home > Gestão

O que é a Maturidade Digital e como ela impacta seus negócios

Para início de conversa, considere que ela vai além da simples implementação de novas ferramentas tecnológicas

Bruno Beneduzzi *

11/03/2019 às 15h00

Foto: Shutterstock

A Transformação Digital e o pensamento exponencial são dois conceitos que têm influenciado muito a vida das empresas, tanto no cenário de inovação quanto no de evolução tecnológica em grande escala. Contudo, na busca por absorver novas demandas, ferramentas e acompanhar as tecnologias do mercado, se faz necessário alcançar a “Maturidade Digital”.

Apesar de fazerem referência a conceitos diferentes, a Transformação e a Maturidade Digital andam em paralelo nas empresas e se completam para impulsionar e aprimorar a performance dos colaboradores e da companhia.

O foco da Transformação Digital é incorporar a tecnologia como centro da estratégia. É a ação de aproximar e integrar as operações de trabalho e o capital humano em processos digitais (e vice-versa), para obter mais economia, compliance, governança e colaboração. Algumas pesquisas feitas no exterior apontam que as empresas que tratam a Transformação Digital como oportunidade têm cerca de 26% a mais de lucro que as concorrentes.

Porém, mesmo que estes dados apontem a eficiência da Revolução Digital, o grande desafio está na implementação e adesão por parte dos gestores e colaboradores da empresa. E é então que surge a Maturidade Digital, termo utilizado para descrever o quão adaptada uma organização está para competir em um ambiente cada vez mais tecnológico e conectado.

Um local de trabalho digitalmente maduro é aquele que possui as tecnologias certas para digitalizar e automatizar os processos e ainda sabe extrair o melhor das ferramentas para otimizar as operações. É por isso que a Maturidade Digital vai além da simples implementação de novas ferramentas tecnológicas. Ela traduz o nível de preparo da companhia, o quanto ela é estratégica, a força de trabalho, a cultura e os recursos utilizados para atender às expectativas digitais dos clientes, funcionários e parceiros.

Panorama Brasileiro
Recentemente, o Índice de Transformação Digital (DT Index II) apontou o Brasil em 2º lugar – com 6% das empresas consideradas líderes digitais. Com o resultado, o País ficou à frente de países como México (4º) e Colômbia (5º).

A pesquisa reforça que as empresas presentes no país seguem investindo em tecnologias, quando comparadas com outros países. O DT Index II mostra, contudo, que os programas de Transformação Digital de muitas empresas estão na fase inicial e ainda há um caminho longo a percorrer rumo à maturidade: 78% dos líderes de negócios entrevistados admitem que a Transformação Digital deve ser mais difundida em suas organizações.

No Brasil, 25% das organizações acreditam que terão dificuldades para atender às demandas dinâmicas dos clientes dentro de 5 anos. 26% ainda têm receio que suas organizações possam ficar para trás.

Fica nítido que há um longo caminho a ser percorrido, mas com os avanços tecnológicos e muito estudo, essa evolução certamente acontecerá em pouco tempo. Entretanto, essa transformação não pode se limitar apenas aos líderes. É preciso ir além e ser uma empresa que busca a Maturidade Digital ao integrar todos os seus colaboradores e setores.

 

(*) Bruno Beneduzzi é diretor Comercial do Mercado Eletrônico

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail