Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Volume de ransomware cai em 2021, mas ataques estão mais ‘maduros’
Home > Notícias

Volume de ransomware cai em 2021, mas ataques estão mais ‘maduros’

Levantamento da Kaspersky na América Latina mostra redução de casos bloqueados, mas ameaças são feitas cada vez mais sob medida

Rafael Romer, no IT Forum

27/09/2021 às 20h57

ransomware, ciberataque
Foto: Shutterstock

Legenda: Imagem: Shutterstock

Ao longo dos últimos anos, ataques do tipo ransomware têm dominado o noticiário de cibersegurança ao redor do mundo. Incidentes de sequestro de dados através do uso desta modalidade de ataque têm sido frequentes e causado prejuízos milionários. Dados da empresa de cibersegurança Kaspersky, no entanto, revelam não um aumento, mas uma redução destes ataques em 2021 na América Latina.

Segundo a companhia, em 2020, foram bloqueados 2.968.473 ataques de ransomware na América Latina, entre janeiro e agosto. O resultado equivale a uma média de 515 tentativas por hora. Já nos oito primeiros meses de 2021, foram registrados 1.307.481 bloqueios. A média é de 227 tentativas de ataque por hora. Na comparação entre 2020 e 2021, há uma queda de 56% na atividade de ransomware na região.

A redução, no entanto, não é necessariamente um bom sinal. Conforme destacam especialistas da companhia, o fenômeno já era esperado e sinaliza um “amadurecimento” dos ataques do tipo ransomware. Em 2017, quando o WannaCry explodiu pela primeira vez, sua característica principal era atingir empresas de forma massiva, buscando aquelas com sistemas não atualizados. Hoje, ataques são “direcionados”, feitos sobre medida para vítimas escolhidas pelos atacantes.

Leia mais sobre o assunto no IT Forum.

Snippets HTML5 default Intervenções CW
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15