Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
TI e concorrência preocupam médios bancos para o Open Finance
Home > Notícias

TI e concorrência preocupam médios bancos para o Open Finance

Para executivos de TI de instituições bancárias menores, integração de serviços e concorrência acirrada com grandes bancos são desafios

Marcelo Gimenes Vieira, no IT Forum

08/09/2021 às 17h37

open banking
Foto: Shutterstock

Uma oportunidade de alavancar negócios por meio do compartilhamento de dados entre os membros do sistema bancário brasileiro, de todos os tamanhos, além de estreitar o relacionamento com clientes de perfil muitas vezes eventual. Esse é o prospecto que executivos de TI ligados a instituições médias e pequenas, incluindo o banco BMG e o Sicredi [Sistema de Crédito Cooperativo], fazem sobre o Open Finance, sistema de dados bancários e financeiros abertos que emerge no Brasil.

“Para bancos médios e pequenos, e o BMG se classifica como médio, é um caminho buscado. Pois hoje nossos clientes acabam não tendo relacionamento de longo prazo [conosco]”, explicou Daniel Freire, diretor de TI do banco, durante painel ocorrido na última sexta (3) durante o APIX 2021, evento promovido pela especialista em APIs brasileira Sensedia. “E ter acesso à essas informações [do Open Banking] vai facilitar muito a acertar aquilo que o cliente precisa.”

O Open Finance é o grande sistema de dados abertos que, no futuro, deve combinar informações financeiras de pessoas físicas e jurídicas, incluindo bancárias (Open Banking) e de contratação de seguros (Open Insurance), entre outras. Para os participantes do painel, o potencial de melhoria tanto em análises de crédito como na personalização de experiências fará a diferença na hora de identificar oportunidades de negócio, melhorando a eficiência e a rentabilidade dos negócios.

Leia o resto dessa matéria no IT Forum.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

<

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15