Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Sonda quer aprimorar soft skills de desenvolvedores em desafio sobre churn
Home > Gestão

Sonda quer aprimorar soft skills de desenvolvedores em desafio sobre churn

Participantes da Maratona Behind the Code aplicarão serviços da IBM Cloud para analisar grandes volumes de dados e prever comportamento de clientes

Redação

06/12/2021 às 10h00

Foto:

Com um universo de possibilidades na palma da mão, o consumidor é cada vez mais exigente. Na hora de optar por uma marca ou outra, o cliente escolhe qual oferece não apenas o menor preço, mas também a entrega mais rápida e o melhor atendimento. À medida que a pandemia acentuou o hábito de comprar pela internet, reter o cliente tornou-se o centro das prioridades das empresas.

Em um cenário de alta competitividade, evitar a perda de clientes está diretamente relacionado com a preservação da receita. Pensando nisso, a Sonda, empresa latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, apresentará um desafio sobre análise de churn aos melhores devs da América Latina, que estarão reunidos em novembro durante a Maratona Behind the Code. A competição virtual é promovida pela IT Mídia, em parceria com a IBM, e busca endereçar as principais dores das empresas a partir do uso de tecnologias inovadoras.

“O churn é a perda de clientes. Assim, a análise da taxa de churn é fundamental para manter a carteira de clientes. Ter uma previsibilidade sobre as pessoas que podem deixar de comprar de uma empresa e os motivos para essa saída permite tratar a causa”, detalha Adriano Esposito, diretor de digital innovation da Sonda.

Análise de churn

Para explicar o conceito de análise de churn, o executivo cita como exemplo uma operadora que está perdendo clientes para uma concorrente. Identificar que as causas estão relacionadas à qualidade do atendimento, indisponibilidade de rede na região ou oferta de um plano mais barato por outra operadora seria decisivo para acionar uma estratégia para retê-los.

O desafio propõe aos desenvolvedores utilizar tecnologias da plataforma IBM Cloud para evitar que os clientes saiam. Estamos falando de: big data, para lidar com grandes volumes de dados; analytics, pois envolve a criação de modelos matemáticos; e inteligência artificial e machine learning para analisar o histórico dos clientes, entender o comportamento dos mesmos e categorizá-los.

Para se dar bem neste desafio da maratona, é fundamental conhecer essas tecnologias e saber implantá-las. É imprescindível, sobretudo, dominar a ciência dos dados e os modelos analíticos. “O objetivo é fazer uma análise preditiva, identificando a causa-raiz para a saída dos clientes para que seja possível atuar de forma antecipada sobre elas”, acrescenta Esposito. 

Por fim, ele ressalta a importância das soft skills para os participantes. “A maratona traz o desenvolvedor para a realidade do negócio, pois estamos propondo um problema real. É uma oportunidade de ampliar os conhecimentos além da tecnologia e dos dados, despertando uma visão de negócio”.  

Valor da tecnologia para o negócio

Com atuação em toda a América Latina e sediada no Chile, a Sonda atua há mais de 45 anos no mercado e é uma das maiores integradoras de tecnologias da IBM na região. Dentre os mais de 15 mil colaboradores da companhia na região, mais de 10 mil atuam na área de tecnologia. A empresa também possui uma área dedicada à inovação e planeja a expansão dos negócios para outros países em breve.

“Como integradores, nossa missão é usar a tecnologia para adicionar valor ao negócio dos nossos clientes, por isso o desafio que será lançado na competição está totalmente sintonizada com o nosso DNA”.

Além disso, ele conta que os 'olheiros' da integradora estarão de olho nos melhores talentos da maratona. “Iniciativas como esta nos conectam com ambiente de inovação e com profissionais que gostam de desafios. É uma honra para a Sonda estar com a IBM nessa jornada”, finaliza Esposito.

As inscrições para a Maratona Behind the Code 2021 estão abertas em ibm.biz/maratona. Podem participar residentes dos países: Argentina (exceto a província de Mendoza), Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

Entre as premiações da Maratona estão vouchers, que podem ser trocados em viagens, para os 100 melhores colocados. Os Top 5 vencedores ganharão vouchers adicionais. Os parceiros estratégicos da IBM também terão prêmios exclusivos aos participantes com melhor colocação em cada desafio, incluindo vale-compras nos maiores marketplaces do mercado.

Snippets HTML5 default Intervenções CW
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15