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Pandemia fez explodir negócios modernizando aplicações, diz estudo
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Pandemia fez explodir negócios modernizando aplicações, diz estudo

77% estão remodelando aplicações usando, principalmente, APIs. Levantamento da F5 ouviu 1500 CIOs e CISOs, incluindo no Brasil e na América Latina

Redação

17/03/2021 às 16h05

Foto: Adobe Stock

Mais de três em cada quatro CIOs e CISOs (77%) relataram estar modernizando aplicações internas ou voltadas ao atendimento ao cliente. As APIs são o método mais escolhido, dada a capacidade de combinar componentes de aplicações tradicionais e modernas. Isso porque 87% das organizações operam ao mesmo tempo arquiteturas recentes e legadas.

Para os entrevistados, a necessidade de modernização aparece quando os sistemas legados são rígidos demais para atender as condições de negócio em mutação acelerada graças à pandemia. Essas são algumas das descobertas de um estudo da F5 divulgado nesta quarta-feira (17), que ouviu 1.500 executivos C-level de tecnologia e segurança do mundo, incluindo Brasil e na América Latina.

Esse número de executivos
declarando movimentos de modernização em aplicações é bastante expressivo, uma
vez que um ano antes (2020) eram somente 37% os entrevistados afirmando estar
modernizando aplicações. A modernização, diz a F5, é um meio natural de expandir
as capacidades digitais em um momento de transformação digital acelerada.

Outra tendencia relevante para os
executivos ouvidos é a computação de borda, ou edge computing. 76% das
organizações implementaram ou estão ativamente planejando implementações com
processamento nas bordas, tendo como impulsores reduzir latência e coletar
dados para viabilizar analytics.

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escuro

Mais de dois terços dos
entrevistados (68%) disse estar hospedando parte de suas soluções de segurança
e performance de aplicações na nuvem. Segurança continua a ser fator importante,
e os esforços para antecipar movimentos criminosos exigem mais capacidade das
organizações.

No entanto, 95% dos entrevistados dizem
estar perdendo insights sobre desempenho, segurança e disponibilidade de
aplicações. Segundo a F5, eles querem mais informações do que as fornecidas
pelas atuais soluções de monitoramento e analytics.

Os profissionais ouvidos são
unânimes em citar os três principais insights perdidos: a causa raiz dos
problemas com as aplicações; causas de degradação do desempenho e detalhes
sobre potenciais ataques.

Mais de três quartos dos
entrevistados considera a entrega de aplicações e a tecnologia de segurança
como críticas para atender SLAs (80%) e aprimorar a experiência do cliente
(79%).

O relatório pode ser baixado (em inglês) nesse site.

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