Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Pandemia fez 43% dos negócios globais acelerarem uso de IA
Home > Notícias

Pandemia fez 43% dos negócios globais acelerarem uso de IA

É o que revela estudo anual da IBM conduzido pela Morning Consult. Um terço dos ouvidos diz que há planos de investir na tecnologia no próximo ano

Redação

12/05/2021 às 17h21

ia, inteligência artificial
Foto: Adobe Stock

Quase um terço (31%) dos profissionais de TI do mundo dizem que os negócios em que atuam estão usando inteligência artificial (IA) atualmente, e 43% que aceleraram a implementação da tecnologia devido à pandemia de COVID-19. É o que revela um estudo da Morning Consult divulgado nesta quarta (12) e feito a pedido da IBM.

Essa proporção de quase um terço das empresas usando IA é semelhante ao resultado do estudo em 2020. No entanto, um terço dos profissionais dizem que há planos de investimento em habilidades e soluções de IA nos próximos 12 meses.

A pesquisa anual de adoção de IA também revelou 43% dos entrevistados estão “explorando” as possibilidades da tecnologia, mas sem de fato implementar recursos. São barreiras para dar um passo adiante a experiência ou conhecimento limitado da tecnologia (39%), a complexidade e tamanho dos silos em que estão armazenados os dados (32%) e a falta de plataformas ou ferramentas para o desenvolvimento de aplicações (28%).

Entre as empresas que dizem estar
usando IA, 90% querem aumentar a capacidade de tomar decisões e 38% automatizam
processos de trabalho para aumentar a produtividade dos funcionários.

Linguagem natural

Em termos de aplicações mais
comuns, o processamento de linguagem natural é o mais usado. Quase metade das
empresas está usando aplicativos com a tecnologia, e uma em cada quatro planeja
começar nos próximos 12 meses. O atendimento ao cliente é o principal caso de
uso com 52% dos profissionais relatando que suas empresas usam ou consideram usar
usar soluções do tipo para melhorar a experiência do cliente.

Para o estudo foram ouvidos
profissionais e decisores de TI de 5.501 empresas na China (500), França (500),
Alemanha (500), Índia (500), Itália (500), América Latina (1.000 no Brasil,
México, Colômbia, Argentina, Chile, Peru), Cingapura (500), Espanha (500),
Reino Unido (500) e Estados Unidos (501). A pesquisa foi conduzida online em
abril de 2021.

Snippets HTML5 default Intervenções CW
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15