Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
O Open Compute Project está ganhando terreno rapidamente
Home > Notícias

O Open Compute Project está ganhando terreno rapidamente

A adoção de hardware OCO deve superar superar US $ 10 bilhões até 2022

Andy Patrizio , Network World/EUA

27/03/2019 às 10h24

Foto: Shutterstock

As demandas no datacenter moderno continuam a se expandir com o crescimento da IOT, da Edge Computing, das necessidades de segurançca, bem como o aumento dos requisitos de consumo de energia. Para endereçar esses desafios, o Facebook lançou, oito anos atrás, o Open Compute Project (OCP), uma iniciativa de hardware de código aberto para projetar servidores mais eficientes em termos de energia para data centers hyperscale. Muito rapidamente, a Intel, a Rackspace, a Goldman Sachs e o co-fundador da Sun Microsystems, Andy Bechtolsheim, uniram-se ao Facebook para lançar o projeto OCP, com a participação da Microsoft logo depois.

Dias atrás, o OCP e o IHS Markit divulgaram resultados completos de uma pesquisa de mercado para o hardware OCP,durante o OCP Global Summit.

A IHS Markit entrevistou membros do OCP, fornecedores e prestadores de serviços, além de incorporar suas próprias pesquisas setoriais detalhadas para determinar a receita por região e vertical em todo o mundo, além de atualizar suas previsões até 2022.  A receita gerada pela adoção de soluções por não-membros do conselho OCP em 2018 superou a previsão de 2017, atingindo US $ 2,56 bilhões. A previsão era de US $ 1,84 bilhão, com um crescimento ano a ano de 120%. E a projeção é a de que esses valores aumentem para US $ 10,7 bilhões em 2022.

Os dados mostram que os servidores, e as soluções para armazenamento e rede formam as categorias de produto de crescimento mais rápido no mercado. E que os impulsionadores da adoção do OCP estão se tornando mais diversificados - a redução de custos e a eficiência energética ainda são as principais razões, mas o mercado está percebendo que a flexibilidade e a conformidade com as especificações aprovadas pelo OCP fornecem uma medida de “conforto” considerável.

“Os drivers do mercado de equipamentos OCP, como a facilidade de manutenção, a desagregação e a flexibilidade para adicionar novos recursos, assumiram uma importância maior este ano, o que normalmente acontece quando um mercado amadurece e mais compradores mainstream implantam”, disse Cliff Grossner, diretor executivo de pesquisa e análise IHS Markit

O estudo revelou também que o ecossistema para equipamentos com certificação OCP continua a amadurecer, com maior diversidade e uma cadeia de suprimentos expandida, permitindo que mais CSPs, empresas de telecomunicações e consumidores corporativos participem.

“Estamos satisfeitos que o ímpeto de adoção continue e acelere, e valorizamos a percepção fornecida pelo estudo em relação a barreiras, desafios e oportunidades. Estamos comprometidos com a melhoria contínua em todo o ecossistema para apoiar o crescimento futuro ”, afirmou Rocky Bullock, CEO da Open Compute Project Foundation.

Embora o hardware OCP venha de uma variedade de fornecedores de hardware taiwaneses, de acordo com Cliff Grossner, diretor executivo de pesquisa e análise da prática de pesquisa em nuvem e data center da IHS Markit, como Wiwynn, Quanta Computer, Edgecore Networks e Delta, grandes playders, como a Ericsson, começam a demonstrar interesse no conceito. "Especialmente quanto a produtos de rede", disse Grossner. “A Dell e a HPE têm linhas certificadas pelo OCP, a Mellanox tem uma boa linha de switches de rede aberta e já estamos vendo a Cisco e outras empresas começando a se interessar.”

Os principais clientes são provedores de serviços em nuvem e serviços de data center, bem como empresas de telecomunicações, finanças, automotiva, manufatura e governo. Grossner disse que as compras do governo superaram as do setor financeiro neste ano, enquanto as empresas de telecomunicações vão acabar superando as demais até 2022.

Snippets HTML5 default Intervenções CW
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15