Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Na indústria, 90% querem investir mais em transformação digital
Home > Notícias

Na indústria, 90% querem investir mais em transformação digital

Estudo da AVEVA mostra que demandas ambientais são driver para acelerar inovação tecnológica em toda a cadeia de valor

Redação do IT Forum

01/10/2021 às 9h45

indústria, indústria 4.0
Foto: Shutterstock

Legenda: Foto: Shutterstock

A maioria (85%) das empresas do setor industrial pretendem ampliar os investimentos em transformação digital nos próximos três anos, com intuito de combater as mudanças climáticas, adotar a automação e aproveitar as vantagens do uso de tecnologias avançadas. Os dados são de uma pesquisa global encomendada pela AVEVA, empresa de software industrial.

O estudo entrevistou 850 gestores sêniores das indústrias de empresas globais dos países no Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, México e China. Eles fazem parte dos setores manufatura (incluindo agronegócio, alimentos e bebidas), infraestrutura, energia e processos químicos.

O mapeamento aponta que nove em cada dez empresas industriais acreditam que a combinação de tecnologias avançadas (como Internet Industrial das Coisas, IA e nuvem) é estratégica para aumentar o desempenho no contexto pós-pandemia. Em países como China e Alemanha, mais da metade (56% e 55% respectivamente) dos respondentes vê a transformação digital como prioridade máxima no próximo ano, guiada por investimentos em soluções de força de trabalho, segurança cibernética, estratégias de trabalhadores conectados e nuvem.

combate às mudanças climáticas também entrou para a agenda das companhias industriais, sendo que 90% entendem essas ações como centrais. Nove em cada dez (89%) estão comprometidas em alcançar emissões líquidas zero de carbono em seus negócios e combater as mudanças climáticas nos próximos cinco anos.

Como reflexo, as demandas ambientais aceleram a inovação em toda a cadeia de valor. Assim, 85% das organizações participantes planejam aumentar a visibilidade e a garantia de desempenho para métricas relacionadas à sustentabilidade. Alemanha, Áustria e Suíça despontam na corrida pela inovação empresarial ligada ao meio ambiente: 47% das empresas nesses países enxergam como um foco significativo, contra um média global de 41%.

Além disso, os dados mostram que 80% das empresas industriais planejam cumprir ou exceder as regulamentações ambientais, enquanto 83% priorizarão a transição para fontes de energia renovável. Apoiar a economia circular e a reciclagem dentro da cadeia de valor é importante para 83% dos executivos, liderados pela América Latina (44% das empresas).

No geral, o levantamento revela que os líderes da transformação digital estão adotando análises avançadas e inovação digital para reformularem os projetos, a engenharia e as operações. “Os dados mostram que 75% das empresas acreditam estar em uma jornada para realizar a Inteligência de Desempenho, enquanto 89% informam seu compromisso em impulsionar a sustentabilidade” analisou Ravi Gopinath, chief strategy officer e chief cloud officer da AVEVA.

“Reunir dados industriais ricos, oportunos e precisos, com o escopo e a escala da nuvem, análise inteligente e inteligência artificial (IA), vem capacitando as equipes industriais a colaborar melhor e operar com agilidade, com o objetivo de ampliar o potencial do que pode ser alcançado, transformar a forma como vivemos e trabalhamos”, complementou.

Snippets HTML5 default Intervenções CW
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15