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Maioria dos consumidores ainda desconhece LGPD

Quase três quartos dos consumidores entrevistados em uma pesquisa também acham que as empresas não estão prontas para tratar seus dados conforme a lei

Da Redação

23/11/2020 às 14h56

Foto: Adobe Stock

Pouco mais de um mês após a entrada em vigor da nova Lei de Proteção de Dados (LGPD), quase dois terços dos (61%) dos consumidores ainda desconhecem a nova norma.

Pesquisa da Capterra, plataforma de busca e comparação de softwares, empresa que pertence ao Gartner, mostra que para 72% dos consumidores, as empresas não estão totalmente preparadas para cumprir com a norma. O estudo diz que a maioria deles acredita, no entanto, que novas regras aumentarão o nível de conscientização dos consumidores sobre a manipulação dos seus dados.

Os dados não surpreendem, levando em consideração o nível de desconhecimento das próprias empresas sobre o tema, diz o estudo. Em março, apenas seis meses antes da entrada em vigor do texto, um quarto das pequenas e médias empresas (PMEs) afirmava não conhecer a LGPD, segundo outro levantamento do Capterra.

Apesar de pouco familiarizados com a lei, a maioria dos entrevistados acredita que a aplicação de novas regras para as empresas coletarem e tratarem dados pessoais dos usuários como nome, RG e CPF será complicada. Quase três quartos acreditam que as empresas não estão preparadas para assegurar a privacidade dos seus dados conforme a lei.

O relatório, então, diz que as empresas têm a obrigação de confirmar aos usuários que seus dados estão sendo tratados, facilitar o acesso e permitir a eliminação das informações em suas mãos.

Consumidores conscientes

A nova lei, porém, traz otimismo em relação ao comportamento das empresas e dos consumidores sobre o tema. Para 73% dos entrevistados, os consumidores brasileiros passarão a se preocupar mais com a manipulação dos seus dados pelas empresas com a entrada da nova lei. Um número ainda maior (84%) acredita que as empresas passarão a manipular os dados com mais responsabilidade com a chegada da LGPD.

“Os números da pesquisa evidenciam um consumidor ainda pouco atento ao valor dos dados que fornece às empresas. Quando introduzidos aos conceitos da LGPD, no entanto, os entrevistados se mostram interessados em cuidar e vigiar mais de perto as informações que fornecem”, destaca Lucca Rossi, Analista responsável pela pesquisa.

Hoje, a preocupação dos consumidores com o tema é baixa, aponta o estudo: apenas 29% dos entrevistados afirmam já ter entrado em contato com alguma empresa por temas relacionados aos seus dados pessoais, a grande maioria antes da lei entrar em vigor. A maioria destes, no entanto, acreditam que passarão a fazê-lo com mais frequência levando em conta a existência da LGPD.

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