Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Com Business Intelligence, Unimed Maceió avança transformação digital
Home > Notícias

Com Business Intelligence, Unimed Maceió avança transformação digital

Operadora implementou plataforma da Qlik para gestão de áreas estratégicas e colhe bons resultados

Da Redação

08/10/2020 às 15h10

Foto: Adobe Stock

Em busca de sua transformação digital, a Unimed Maceió implementou plataforma da Qlik para gestão de áreas estratégicas e fundamentais para as operações do sistema na região do estado de Alagoas. A operadora contou com o Grupo Toccato e a WCW Software para implementação do Business Intelligence (BI) que trouxe visão analítica necessária para a rotina corporativa.

Antes da implementação, a operadora encontrava lentidão para conseguir o acesso à informação. Hoje, o BI tornou-se indispensável e utilizado por diferentes áreas, tendo se tornado a principal ferramenta para análise de indicadores e gestão da Unimed Maceió. Segundo a operadora, como reflexo do uso da plataforma, novos desenvolvedores e profissionais da área de TI foram contratados e treinados exclusivamente para sua utilização.

Sérgio Morais, Coordenador de TI da Unimed Maceió, explica os ganhos com a utilização do BI. “Rapidez no desenvolvimento dos painéis e a facilidade de integrar com diversas fontes de dados são os principais benefícios", destaca o executivo. "Hoje, temos mais de 30 painéis rodando, sendo que cada área tem acesso aos seus respectivos dados. Utilizamos duas soluções de ERP e a Qlik atua como fonte de integração desses dados”, explica.

De acordo com Washington Andrade, CIO da WCW Software, os ganhos com a implementação da ferramenta na Unimed Maceió crescem exponencialmente. “Os dashboards são utilizados por todas as áreas e times, o que proporciona acesso rápido e fácil às informações. Nós os ajudamos com treinamentos e capacitações, para que a ferramenta pudesse ser usufruída ao máximo. Vemos que os ganhos internamente permanecem em constante crescimento”, aponta.

CIO2503

E-book por:

Já Guilherme Tavares, CEO do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Grupo Toccato, pontua que em um momento tão delicado como o atual, ter o respaldo da tecnologia certamente ajuda os negócios a se estabilizarem. “A Unimed Maceió vem desempenhando um trabalho essencial, principalmente no período da pandemia. A operadora conseguiu estruturar o hospital de campanha em Alagoas, buscando o máximo de cuidado com a saúde de seus beneficiários. Vemos que a inteligência analítica os ajuda a crescer a todo instante e traz uma visão fundamental para essa área”, ressalta.

Para 2021, a ideia é que aconteça uma expansão tecnológica na operadora. Com a pandemia do novo coronavírus, houve uma necessidade mais urgente relacionada à análise de dados, sendo que está nos planos da Unimed Maceió a criação de uma área estratégica para análise preditiva.

“Buscamos nos adiantar a alguns problemas. Nosso desafio está sendo a estruturação de uma área de ciência de dados que nos dê a condição de nos adiantarmos aos problemas”, finaliza Sérgio.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15