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7 considerações de infraestrutura para a Black Friday
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7 considerações de infraestrutura para a Black Friday

CTO da Plusoft dá dicas para não perder oportunidades em uma das datas mais aquecidas do ano para o varejo

Redação

23/11/2021 às 10h17

e-commerce
Foto: Shutterstock

A Black Friday é uma das datas
mais importantes para o varejo. Mas para que uma empresa do setor esteja
devidamente preparada para suportar todo o movimento desse dia, é preciso
contar com uma boa infraestrutura tecnológica. É importante preparar servidores,
provedores de nuvem e todos os recursos disponíveis para que o grande número de
acessos e a alta demanda de compradores não atrapalhem ou prejudiquem a
empresa.

Como a data se aproxima, o CTO da Plusoft
e general manager da Plusoft Portugal, Hermes Neto, fez uma lista do que
é importante considerar para promover uma boa performance para um site utilizando
as tecnologias certas considerando o volume elevado de tráfego de dados.

1. Dimensionar recursos

É importante dimensionar a
infraestrutura juntamente com o provedor de cloud para ter recursos
computacionais disponíveis para esse momento de expansão rápida dos números de
acesso. É preciso, então, acionar o provedor para que sejam reservados espaços
para esse crescimento.

Por isso, se faz necessário
entender junto com a empresa de cloud se há recursos disponíveis e como é
possível ajustar a capacidade do provedor para essa alta escala que surgirá
durante esse período de grandes números de vendas. Assim, caso tenha
necessidade de expandir, o provedor estará preparado.

2. Arquitetura de software

Outro ponto crucial nesse preparo
para a Black Friday é ter uma arquitetura de software robusta que possua
suporte para escala horizontal. Ou seja, acontece o crescimento computacional
na inclusão de novas instâncias do produto, não somente no crescimento vertical
em termos de hardware, processador e memória, mas também no número de máquinas
que atendem a operação.

“A escala horizontal tem uma
efetividade melhor, é mais eficiente e tem uma eficácia maior para lidar com as
questões de alto volume como é o caso da que sempre acontece na Black Friday”,
explica Hermes Neto.

A arquitetura tanto do produto,
quanto da aplicação, precisa suportar esse crescimento horizontal e essa alta
da demanda, não só na Black Friday, mas em outros picos de acessos também.

3. Conhecer o comportamento da
aplicação

Para um bom desempenho, conhecer
muito bem o comportamento da aplicação é essencial para saber exatamente qual é
a sua capacidade de atendimento em cima do volume de carga.

É recomendado fazer testes de
carga antecipados, utilizando as ferramentas adequadas, para que seja possível
dimensionar previamente a infraestrutura necessária para atender a demanda
esperada no período da Black Friday.

Esse é um hábito que deve se
tornar rotineiro: traçar estratégias que testam essas aplicações para que sejam
compreendidos os seus comportamentos e a melhor forma de escalar conforme a
demanda for chegando. 

4. Preparar o time de monitoria

Estar com um time de monitoria bem-preparado
e com as ferramentas ajustadas tanto para monitorar as questões de hardware,
como as questões de negócios, integrações e acessos ao banco de dados é outro
ponto chave.

Esse time fica responsável por
analisar se as integrações que essas aplicações fazem estão performando bem, se
os bancos de dados estão respondendo no tempo aceitável, auxiliando na
resolução de forma proativa e não permitir que a infraestrutura fique
degradada.

No caso da Black Friday, a equipe
de monitoria precisa estar a postos para encontrar os picos de acessos para que
seja possível antecipar a tomada de ações de crescimento da infraestrutura.

5. Gestão de capacidade

É imprescindível verificar de
forma antecipada a disponibilidade de espaço em disco nas infraestruturas de
banco de dados, evitando assim, a necessidade de acelerar o processo de
expansão do armazenamento durante os picos de utilização, frustrando os
clientes com indisponibilidades momentâneas e prejudicando as vendas.

A verificação antecipada, por meio
dos testes de estresse, possibilita que a experiência do cliente seja fluída e
positiva, pois o planejamento garante que o disco terá espaço o suficiente para
crescer de acordo com a evolução dos acessos.

6. Prevenção contra-ataques

O período da Black Friday torna as
empresas e seus sites grandes alvos de ataques. Isso porque, esse é um período
que se torna mais propenso a esses acontecimentos e na queda dos sistemas das
companhias. 

Portanto, ter ferramentas como WAF
ativas, bloqueando o acesso indevido e evitando ataques de força bruta, a
tentativa de derrubar o domínio, e outros tipos de ataques que podem prejudicar
a performance da aplicação, traz mais segurança e estabilidade para a equipe de
infraestrutura.

7. Utilização de tecnologias
automatizadas

É interessante para as empresas aderirem
ao uso de tecnologias como Kubernetes e Openshift por exemplo, pois elas
facilitam a gestão da infraestrutura, possibilitando a elasticidade automática
dos serviços conforme o pico de utilização acontece.

Essas tecnologias são configuradas
para que entendam de forma automatizada o momento certo de expandir a aplicação
na escala horizontal, de acordo com a quantidade de acessos e utilização do
hardware que são contabilizados. 

Auxiliando na elasticidade da
aplicação, quando a tecnologia entende que são realizados muitos acessos, ela
escala, e quando os acessos diminuem, ela volta para a capacidade normal,
promovendo, assim, a redução de custos na utilização do hardware.

“É possível definir o número
mínimos e máximos de utilização, como de CPUs, e a própria infraestrutura reage
quando passa do valor determinado, criando uma nova instância da aplicação de
forma horizontal para servir os novos usuários que estão entrando”, explica
Hermes.

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