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10 tendências tecnológicas para CIOs de governos em 2021
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10 tendências tecnológicas para CIOs de governos em 2021

Segundo o Gartner, elas têm potencial para acelerar a digitalização e otimizar a oferta de serviços públicos digitais

Redação

06/04/2021 às 20h26

Foto: Adobe Stock

Desafios da pandemia e a necessidade de modelos operacionais que suportem a oferta de serviços públicos flexíveis: esses são os grandes desafios para governos de todo mundo quando se trata de se transformarem digitalmente. O Gartner anunciou esta semana uma pesquisa com dez principais tendências de tecnologia para este setor em 2021.

São recursos que, segundo a
empresa, têm potencial para acelerar a digitalização e otimizar a oferta de
serviços públicos digitais. A lista pode ser usada para identificar tendências que
melhor atendam às prioridades de recuperação pós-pandemia e para estabelecer prioridades
de investimentos em tecnologia.

“Embora os desafios relacionados à
crise sanitária já estejam em curso há algum tempo, é importante notar que
também vemos o surgimento de tendências tecnológicas que abordam outros pontos
críticos, em áreas como segurança, contenção de custos e experiência do cidadão”,
diz Rick Howard, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

1. Modernização do legado acelerada

Os governos sofreram com limitações
e riscos impostos por infraestruturas e sistemas centrais legados. Para estarem
melhor preparados para lidar com a próxima interrupção, diz o Gartner, os
executivos de TI da área pública devem acelerar a mudança para arquiteturas
modulares e modernas.

CIO2503

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Segundo a consultoria, a pandemia trouxe
desafios em relação à transformação dos recursos, aumentando a consciência dos
riscos resultantes da manutenção de ambientes obsoletos ou inadequados. O
Gartner prevê que, até 2025, mais de 50% das agências governamentais terão
modernizado aplicações e estruturas de TI para melhorar a resiliência e a
agilidade de processos.

2. Segurança adaptativa

Uma abordagem de segurança é
aquela em que risco, confiança e segurança são vistas como processo contínuo e
adaptável que antecipa e atenua ameaças em constante evolução. Esta abordagem
apresenta componentes para previsão, prevenção, detecção e resposta às ameaças.

O método dispensa noções
tradicionais de perímetro, assumindo que não há limite entre seguro e inseguro.
O Gartner prevê que 75% dos CIOs de governo serão diretamente responsáveis pela
segurança fora de TI até 2025, incluindo ambientes operacionais e de tecnologia
de missão crítica.

3. Qualquer coisa como serviço
(XaaS)

O XaaS é uma estratégia de nuvem
que inclui uma gama completa de serviços de negócios e TI por assinatura. A
resposta à pandemia e a necessidade crítica de entrega de serviços digitais
exacerbaram as pressões para modernizar aplicações e infraestruturas legadas. O
XaaS pode ser uma alternativa para a modernização, fornece escalabilidade e
reduz o tempo de entrega de serviços digitais.

O Gartner prevê que 95% dos novos
investimentos em TI feitos por agências governamentais serão feitos como uma
solução de serviço até 2025.

4. Gerenciamento de caso como
serviço (CMaaS)

O trabalho de caso é predominante em
governos, assim como soluções monolíticas legadas. CMaaS, diz o Gartner, é uma maneira
de construir agilidade institucional aplicando princípios e práticas de
negócios combináveis para substituir sistemas de gerenciamento de casos legados
por produtos modulares rapidamente montados, desmontados e recompostos em
resposta às necessidades.

A previsão é de que, até 2024, as
organizações governamentais com uma arquitetura de aplicativo de gerenciamento
de casos combinável implementarão novos recursos pelo menos 80% mais rápido do
que aqueles sem.

5. Identidade Digital do
Cidadão

Provar a identidade do cidadão por
meio de qualquer canal digital oferecido pelo governo e que esteja disponível é
fundamental para a inclusão e o acesso aos serviços públicos, diz o Gartner. Os
ecossistemas de identidade digital estão evoluindo rapidamente e levando os
governos a assumir novos papéis e responsabilidades.

CIOs do governo devem vincular a
identidade digital a casos de uso relevantes. O Gartner prevê que um padrão de
identidade global, portátil e descentralizado surgirá no mercado em 2024.

6. Empresa governamental
composta

Qualquer organização governamental
que adota princípios de design combinável. Permite ampliar a reutilização de
recursos e adaptação contínua às mudanças nas expectativas regulatórias,
legislativas e públicas.

Os CIOs estão adotando um governo
composto para superar as abordagens existentes e isoladas para gerenciar
serviços, sistemas e dados que limitam a capacidade dos governos de se
adaptarem às necessidades em rápida evolução da sociedade digital emergente. O
Gartner prevê que 50% das empresas de tecnologia que fornecem produtos e
serviços para as administrações públicas oferecerão recursos de negócios em
pacotes para dar suporte a aplicações combináveis até 2023.

7. Compartilhamento de dados
como um programa

O compartilhamento de dados pode
ser um serviço escalonável, com vários recursos reutilizáveis, apoiando a busca
por abordagens mais combináveis na prestação de serviços governamentais. O
Gartner prevê que, até 2023, 50% das organizações governamentais estabelecerão
estruturas formais de responsabilidade para o compartilhamento de dados,
incluindo padrões para estrutura, qualidade e oportunidade dos dados.

8. Serviços hiperconectados

São o uso de várias tecnologias,
ferramentas ou plataformas por todo o governo para automatizar o máximo
possível de processos de negócios e TI. Os CIOs do governo podem usar
princípios e práticas de hiperautomação para desenvolver processos de negócios
ponta-a-ponta sempre conectados e altamente automatizados e serviços públicos
que requerem intervenção humana mínima.

O Gartner prevê que, até 2024, 75%
dos governos terão pelo menos três iniciativas de hiperautomação em toda a
empresa lançadas ou em andamento.

9. Engajamento multicanal do
cidadão

A participação direta dos cidadãos
com os governos mundiais atingiu novos patamares em 2020, à medida que as
comunidades lidavam com a pandemia, incêndios florestais, furacões e outros
eventos. O engajamento multicanal do cidadão é um envolvimento bidirecional e
contínuo com os constituintes para além das fronteiras organizacionais, ao
mesmo tempo em que há uma oferta de experiência personalizada, usando os canais
preferidos e mais eficazes para alcançá-los.

O Gartner prevê que mais de 30%
dos governos usarão métricas de engajamento para rastrear a quantidade e a
qualidade da participação dos cidadãos nas decisões políticas e orçamentárias
até 2024.

10. Análise operacionalizada

É a adoção estratégica e
sistemática de tecnologias orientadas a dados, como Inteligência Artificial
(IA), Aprendizado de Máquina e Análises Avançadas, em cada estágio da atividade
governamental para melhorar a eficiência, eficácia e consistência da tomada de
decisões. Os tomadores de decisão podem tomar melhores decisões operacionais
baseadas no contexto em tempo real para melhorar a qualidade da experiência dos
cidadãos.

O Gartner prevê que, até 2024, 60%
dos investimentos em Inteligência Artificial e análise de dados do governo
visam impactar diretamente as decisões e resultados operacionais em tempo real.

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