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Em que confiam os CEOs modernos?

Estudo da DOM Strategy Partners mostra que, na opinião da maioria dos CEOs, os CIOs estão despreparados para exercerem o papel de líder estratégico

Da Redação

23/12/2013 às 10h45

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Uma poderosa convergência
de forças — social, mobilidade, informação e nuvem –, está alterando
rapidamente o modo como os negócios são realizados. Os CIOs e os Executivos
Seniores de TI estão no centro dessa transformação. Mas são percebidos assim
por seus pares e chefes diretos? Como os CEOs de 180 das 500 principais companhias
do Brasil avaliam seus CIOs?

Pesquisa realizada pela
consultoria DOM Strategy Partners, entre junho e agosto, com o objetivo de
avaliar quais são efetivamente os instrumentos de gestão usados pelos CEOs
modernos, comprova que a maioria deles (83% dos 180 ouvidos) já considera a TI
como área estratégica para o negócio, mas apenas 42% tratam o CIO como
executivo capaz de apoiá-los diretamente no processo de mudanças estratégicas. Em
27% das empresas, apenas, geralmente onde a TI é parte do core business e garante
a operação, os CIOs se reportam diretamente aos CEOs. O que denota um certo
distanciamento estratégico do líder de TI das esferas mais altas de tomada de
decisão de negócios.

"No geral, a imagem
que o CEO faz do CIO da sua organização é a de um cara em evolução, que está
procurando sair do back office, mas que ainda é afogado pelo dia a dia",
comenta Daniel Domeneghetti, CEO da Dom Strategy Partners.  Apesar disso, o consenso do peso estratégico
da área de TI vem crescendo e se cristalizando...

De acordo com os resultados
da pesquisa, os CEOs vêm as evoluções tecnológicas como fundamentais para a
competitividade. Ser capaz de identificar, compreender e escolher as melhores
tecnologias e trazê-las para a companhia, a partir das várias tendências e
inovações que se apresentam no mercado, é uma dos grandes desafios dos CEOs
modernos.

Mobilidade, convergência e
colaboração são pontos que angustiam os CEOs ouvidos. "Mas eles não sabem
definir claramente assim. ERP e CRM, por exemplo, são termos bem mais maduros,
que os CEOs citam com propriedade. Mas redes sociais, Big Data, TI como serviço
e Cloud são modismos que eles citam sem muita clareza do real significado para
os negócios", explica Domeneghetti.

"Há também uma
tendência cada vez maior de TI e Digital se integrarem... Não há mais sentido
na separação que historicamente existia, pela simples razão que quase todas as
novas tecnologias, plataformas e arquiteturas são digitais", completa o
executivo.

Multicanalidade e BPM são
outras frentes importantes, segundo Domeneghetti. Estão relacionadas
diretamente com 2 dos 10 principais desafios do CEO moderno.  Para priorizar o cliente, tanto quanto o
acionista, 66% dos executivos ouvidos pela DOM apontaram as pesquisas de
mercado como a principal ferramenta para nortear a tomada de decisão. Logo após
aparecem os programas de fidelidade, com 57%, e o CRM, com 34%. Já para
“potencializar a inovação”, a adoção de tecnologias digitais é citada por 61%
deles.  Mas as redes colaborativas e
novas mídias figuram como ferramentas confiáveis para apenas 42% dos
entrevistados.

"Há uma corrente de
análise que defende que o CIO deverá se concentrar cada vez mais no I da TI
(informação, inovação, interatividade), eventualmente se fundindo até com o
COO, sendo mais business> A Tecnologia deverá ficar a cargo de um CTO ou
gestor de infra e facilities. A pesquisa aponta nessa direção", afirma
Domeneghetti.

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