Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Modelo de trabalho híbrido será o ‘novo normal’ depois da pandemia
Home > Notícias

Modelo de trabalho híbrido será o ‘novo normal’ depois da pandemia

Mais de 80% das empresas planejam manter o trabalho remoto mesmo depois da Covid-19, diz Gartner

Da Redação

15/07/2020 às 8h44

Foto: Shutterstock

Gerenciar uma força de trabalho híbrida e altamente complicada, com parte da força de trabalho atuando efetivamente de forma remota e outra parte da equipe nos escritórios, será um desafio para a maioria das empresas entrevistadas em pesquisa do Gartner. Segundo o estudo, 82% dos líderes empresariais dizem que suas organizações planejam permitir que os funcionários continuem trabalhando em casa pelo menos uma parte do tempo, enquanto 47% planejam permitir que os funcionários o façam permanentemente.

"A pandemia da Covid-19 provocou um enorme experimento no trabalho remoto generalizado", disse Elisabeth Joyce, Vice-presidente de Consultoria da Prática de RH do Gartner. “Enquanto os líderes de negócios planejam e executam a reabertura de seus locais de trabalho, eles estão avaliando arranjos de trabalho remotos mais permanentes como uma maneira de atender às expectativas dos funcionários e criar operações comerciais mais resilientes”.

Quase metade (47%) dos entrevistados na pesquisa disse que pretende permitir que os funcionários trabalhem remotamente em tempo integral no futuro. Para algumas organizações, o horário flexível será a nova norma, já que 43% dos participantes da pesquisa relataram que concederão aos funcionários dias flexíveis, enquanto 42% fornecerão horários flexíveis.

As empresas se preparam para o retorno dos funcionários aos escritórios e para isso instituem uma variedade de medidas de segurança. Oitenta e três por cento dos entrevistados disseram que pretendem limitar ou sequenciar a presença de funcionários no local de trabalho. Os entrevistados foram quase unânimes ao planejar limitar as reuniões presenciais (94%) e fornecer equipamentos de proteção, como máscaras e desinfetante para as mãos (91%).

CIO2503

E-book por:

"A questão agora enfrentada por muitas organizações não é como gerenciar uma força de trabalho remota, mas como gerenciar uma força de trabalho híbrida mais complexa", disse Joyce. "Embora o trabalho remoto não seja novo, o grau de trabalho remoto mudará a maneira como as pessoas trabalham juntas para realizar seu trabalho", complementou.

À medida que os empregadores avançam em direção a uma força de trabalho híbrida, a produtividade de funcionários remotos se torna um tópico frequente de conversação. No entanto, apenas 13% dos líderes empresariais manifestaram preocupação com a manutenção da produtividade. Enquanto 61% dos líderes de negócios consultados pelo Gartner implementaram check-ins mais frequentes entre gerentes e funcionários, 29% relatam não tomar nenhuma medida para rastrear a produtividade remotamente.

Entre os desafios de gerenciar uma força de trabalho híbrida, 30% dos líderes empresariais estão mais preocupados em manter a cultura corporativa. Treze por cento dos entrevistados relataram preocupação em criar paridade entre a experiência remota e em exercício; 13% também estão preocupados em fornecer uma experiência perfeita para os funcionários.

"É fundamental que os empregadores tenham a cultura corporativa e a experiência dos funcionários corretas durante este período de incerteza", disse Brian Kropp, Chefe de Pesquisa da Prática de RH do Gartner. “Ambas as facetas ajudam a garantir que as organizações alcancem os resultados financeiros, de reputação e de talento que impulsionarão os resultados de negócios e a vantagem competitiva”.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15