Home > Notícias

Microsoft e Nokia firmam parceria para acelerar transformação digital

Companhias buscam impulsionar a digitalização e automação industrial de fábricas à cidades inteligentes

Da Redação

07/11/2019 às 12h30

Foto: Shutterstock

A Microsoft e a Nokia anunciaram na terça-feira (05) uma parceria com o objetivo de acelerar a transformação e a inovação dos setores de cloud computing, inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT) de empresas e indústrias interessadas na transformação digital. A parceria deve unificar soluções vendidas por ambas as empresas, sendo a Microsoft fornecedora de software e a Nokia fornecendo infraestrutura de redes e comunicação.

As soluções em cloud da Microsoft - Azure, Azure IoT,  Azure AI e Machine Learning - se combinarão, segundo a companhia, às soluções sem fio da Nokia LTE/5G, IP, SD-WAN e ofertas de conectividade IoT. Com isso, as empresas buscam impulsionar a digitalização e automação industrial nas empresas e habilitarão provedores de serviços de comunicação (CSPs) para oferecer novos serviços aos clientes corporativos.

As soluções integradas podem ser usadas em vários setores, incluindo fábricas digitais, cidades inteligentes, armazéns, configurações de assistência médica e hubs de transporte, como portos, aeroportos e outros.

As redes fornecidas pela Nokia podem, por exemplo, ser integradas às ferramentas e máquinas inteligentes, veículos e robôs autônomos em ambientes industriais. A companhia explica que sua solução é capaz de otimizar a produtividade, flexibilidade e segurança de processos industriais.

Jason Zander, vice-presidente executivo da Microsoft Azure, explica que a parceria tem como objetivo reunir a experiência da Microsoft em soluções inteligentes em nuvem com a atuação da Nokia na construção de redes comerciais. A parceria deve “desbloquear novos cenários de conectividade e automação. Estamos empolgados com as oportunidades que isso criará para nossos clientes em todos os setores”, destacou.

"Estamos entusiasmados em unir as redes de missão crítica da Nokia com as soluções em nuvem da Microsoft. Juntos, aceleraremos a jornada de transformação digital em direção à Indústria 4.0, impulsionando o crescimento econômico e a produtividade de empresas e provedores de serviços”, conclui Kathrin Buvac, presidente e diretora de estratégia da Nokia Enterprise.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail