Home > Tendências

Microsoft afia armas para marcar presença na virtualização

Estratégia inclui a compra da Calista Technologies, além de uma ampliação do acordo com a Citrix e de novas regras para licenciamento da companhia de Bill Gates

IDG News Service

22/01/2008 às 13h45

Foto:

A Microsoft revelou planos de se tornar uma competidora importante no mercado de software de virtualização, caminhando para fazer frente às líderes estabelecidos nesse segmento, como a VMware.

Os planos anunciados na segunda-feira (21/01) incluem a aquisição de uma start-up, a Calista Technologies, cuja tecnologia gráfica foi desenhada para melhorar a experiência do usuário final no acesso ao desktop com Windows através de um servidor remoto, segundo a Microsoft.

A companhia também liberou alguns dos termos de seu processo de licenciamento relativo à virtualização. Os consumidores que usam as edições do Vista Home Basic e Home Premium poderão rodar o sistema operacional em um ambiente virtual, explicou a Microsoft. Ela também anunciou novos preços de licenciamento para usuários corporativos.

Além disso, a Microsoft estendeu sua parceria com a Citrix Systems para fazer com que o software de virtualização Xen dessa companhia trabalhe melhor com os sistemas para desktop e servidor da Microsoft, informaram as empresas.

A virtualização separa o software do hardware dentro de um computador, permitindo que a máquina seja usada de forma mais flexível. A tecnologia permite que vários sistemas operacionais rodem no mesmo computador, por exemplo, em aplicações diferentes, e permite que aplicações possam ser trocadas entre computadores mais facilmente para ampliar o uso do hardware.

Apesar de disponível há décadas, só recentemente a virtualização ganhou popularidade, com a adaptação feita pela VMware para máquinas x86. A Microsoft ainda não é um nome de destaque na virtualização, mas pretende mudar esse panorama. Recentemente, a Apple lançou a virtualização em seus desktops Macintosh para que os usuários possam rodar Mac OS e Windows na mesma máquina.

A estratégia da Microsoft será oferecer uma ampla gama de produtos de virtualização, incluindo softwares para gerenciamento de desktops e  servidores "a preços competitivos", afirmou a empresa.

Para as companhias que assinam o pacote de manutenção Software Assurance, os planos incluem o direito de uma assinatura anual de 23 dólares para o software de virtualização de desktop, informou a empresa.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail