Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Mercado de reconhecimento facial deve crescer 18% até 2026
Home > Notícias

Mercado de reconhecimento facial deve crescer 18% até 2026

Crescimento do uso em diferentes setores deverá impulsionar o crescimento da demanda pela tecnologia

Da Redação

10/07/2020 às 10h30

Em decisão inédita, IBM decide deixar mercado de reconhecimento facial
Foto: Shutterstock

Embora a tecnologia de reconhecimento facial esteja sendo alvo de muitas críticas, novo relatório indica um crescimento de 18% no segmento até 2026. Os sistemas, que também são utilizados para mitigar a propagação do novo coronavírus, sofreram as consequências da pressão impulsionada com os protestos contra a violência policial contra a comunidade negra nos Estados Unidos. Estudos mostraram que os sistemas de reconhecimento facial são propensos a identificações falso-positivas com base discriminatória. Porém, a utilização da tecnologia em outros setores, como saúde e marketing inteligente também devem impulsionar o crescimento do setor.

A implementação da tecnologia em aplicativos de vigilância e segurança é um dos impulsionadores do crescimento do mercado de reconhecimento facial, segundo novo relatório da Global Market Insights. As câmeras integradas ao reconhecimento facial são implantadas nas ruas em grande escala para ajudar a polícia a identificar criminosos ou indivíduos suspeitos. O uso da tecnologia para esse fim, no entanto, tem sido alvo de fortes críticas da sociedade e especialistas que acreditam que a base utilizada para treinar o algoritmo apresenta um resultado muito impreciso para pessoas negras ou árabes.

Empresas como IBM, Microsoft e Amazon, por exemplo, chegaram a interromper o fornecimento ou diminuir a oferta do serviço para a polícia até que alguma atitude mais eficaz de controle e ética do uso da tecnologia fosse realizado. Ainda assim, de acordo com o relatório, as crescentes preocupações com segurança em locais públicos aumentarão a demanda por tecnologias avançadas de identificação e verificação para garantir a segurança pública, levando o mercado de reconhecimento facial a ultrapassar US$ 12 bilhões até 2026.

Impulsão de crescimento

De acordo com o estudo, o mercado de reconhecimento facial da América do Norte observará tração significativa de 2020 a 2026. Além da demanda de setores como defesa e segurança nacional, a crescente adoção da tecnologia no varejo, BFSI e assistência médica, está impulsionando ainda mais o crescimento do mercado.

CIO2503

E-book por:

Os sistemas de reconhecimento de rosto 3D ganharam força, de acordo com o relatório, pois oferecem maior precisão em relação aos sistemas 2D. Eles garantem uma identificação precisa, rastreando parâmetros como profundidade do olho e formato do nariz. Os sistemas 2D não conseguem lidar com variações de pose e não têm precisão ao capturar uma imagem de um vídeo.

O marketing inteligente também pode impulsionar esse crescimento, uma vez que varejistas já estão adotando o marketing inteligente para obter insights dos clientes e maximizar os lucros. A sinalização digital interativa com reconhecimento facial ajuda na identificação da demografia do cliente para exibir anúncios interativos, relevantes e personalizados. Também pode oferecer ofertas promocionais personalizadas para atrair clientes em potencial. A sinalização digital baseada no reconhecimento facial mede a eficácia em tempo real e exibe anúncios direcionados.

No setor da saúde, por exemplo, identificação facial com recursos de inteligência artificial pode ser usada para rastrear pacientes deprimidos a partir de sua análise de expressão facial. Ele pode ser implantado em hospitais para identificar pacientes, funcionários e médicos regulares e para categorizar novos pacientes separadamente. Também é implantado para rastrear os níveis de dor e gerenciar a dor crônica em pacientes para acelerar o diagnóstico e o tratamento. Em fevereiro de 2019, mais de 30 hospitais em Pequim, China instalaram câmeras com tecnologia de reconhecimento facial.

Em outubro de 2019, um fornecedor internacional de soluções de pagamento, o SnapPay implementou uma tecnologia de pagamento de reconhecimento facial para comerciantes na América do Norte, permitindo soluções de pagamento convenientes para consumidores em pontos de venda.

Entre os principais players do mercado de reconhecimento facial estão Cognitec Systems GmbH, Daon, Inc., NEC Corporation, Aware, Inc., Ntechlab, Panasonic Corporation, Thales Group, Facefirst, Inc., Herta Security, Ayonix Corporation, Idemia e VisionLabs B.V.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15