Home > Tendências

Mecânica online em concessionária BMW

Empresa investe em sistema de diagnósticos online integrado com a matriz na Alemanha

CIO

05/05/2008 às 18h57

bmw_int.jpg
Foto:

Imagine que seu carro está com problemas não identificados. O que você faz? Aciona o caça-vírus? Na verdade, é mais ou menos isso que a concessionária de carros da BMW no Brasil, Eurobike, se propôs a fazer.

A porcentagem dos serviços pós-venda no faturamento tem crescido entre as concessionárias de carro – na Eurobike já chega a 10% e, especificamente na rentabilidade, 15% - motivo que fez a empresa investir dois milhões de reais em uma oficina super tecnológica e na formação de profissionais que têm mais semelhança com uma equipe de TI do que com os mecânicos tradicionais.

Os mecânicos, que recebem mais de cinco treinamentos por ano, devem agora receber treinamento para lidar com o Antares, uma novidade na concessionária que integra a oficina no Brasil com a BMW na Alemanha e que custou cerca de 100 mil dólares. O sistema realiza um diagnóstico preciso e em alta velocidade, sendo atualizado constantemente por meio do compartilhamento de dados online entre as centrais da BMW e transmitidos por GigaLan.

De acordo com Luis Lopes, gerente de pós-vendas da Eurobike, com o novo sistema, o tempo de identificação de problemas que hoje leva cerca de dez horas, deve passar a uma hora. "Além disso, o sistema inclui uma série de ferramentas como orçamentação, necessidade de troca de peças, diagnóstico, literatura técnica, tudo online".

O Antares ainda permite que todo o procedimento nos carros seja acompanhado pela matriz da BMW e, se algum dos passos for burlado, a companhia tem a possibilidade de interferir.

Os funcionários da concessionária serão treinados para o Antares através de um curso por e-Learning desenvolvido pela BMW especialmente para a nova tecnologia os para técnicos credenciados.  O sistema funciona através de um servidor instalado na concessionária que transmite as informações para todos os boxes da oficina mecânica. Os dados são atualizados constantemente com todos os tipos de diagnósticos identificados em outras unidades, conectadas mundialmente.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail